quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Notícias Laurofreitenses (09/02/2011)

SSP apresenta 12 homens presos nos últimos vinte dias em Lauro/Redação CORREIO.


Foram apresentados nesta terça-feira (8) 12 pessoas presas nos últimos vinte dias pela 23ª Delegacia de Polícia, em Lauro de Freitas. Os homens foram detidos por crimes como homicídios, tráfico e assaltos, além da apreensão de uma pistola e três revólveres, munição, além de crack, cocaína e maconha.

Preso de alta de periculosidade

Um dos presos, identificado como Igor de Assis Oliveira, 28, é remanescente da quadrilha do traficante “Cláudio Campanha”, que está num presídio de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso.

Segundo informou hoje (8), o delegado Cláudio Meirelles, titular da 23ª DP, Igor estava foragido do Presídio de Lauro de Freitas desde outubro no ano passado, quando recebeu o indulto do Dia das Crianças e não retornou à prisão. Igor havia cumprido oito anos da pena de 24 anos a que fora condenado por latrocínio, seqüestro e tráfico de drogas.

Considerado de alta periculosidade, traficante foi transferido da carceragem da 23ª DP para o sistema prisional.

Nome falso
Também na região de Lauro de Freitas, Dinaldo de Jesus dos Santos, o “Dino”, apresentou-se com um nome falso ao ser abordado pelos policiais. Na delegacia descobriram que havia um mandado de prisão por homicídio expedido contra ele. Flagrado com 30 pedras de crack, Edson Santos Cruz, o “Gordo”, também foi conduzido à carceragem da delegacia.

Assassino confesso
Rogério dos Santos Souza portava 19 pedras de crack quando foi preso. Assassino confesso de Thiago Lima Pereira, morto em dezembro do ano passado, Jonas Rezende do Nascimento estava com a pistola 9 mm utilizada para matar o desafeto. O homicida, preso em companhia de Flávio Lima Santana, também escondia um revólver, calibre 38, 30 pedras de crack e 23 “papelotes” de cocaína. Autuado em flagrante por receptação, Anderson Souza Lopes, dirigia um Fiat Stillo, com restrição de roubo. O carro havia sido roubado em Salvador, no bairro da Boca do Rio. Marcos Antônio dos Santos Correia foi surpreendido com 86 pedras de crack e munição para pistola 9 mm.

Outras ocorrências
Outro revólver de calibre 38 foi apreendido em poder de Magno Palmeira Souza, que também escondia 16 “trouxinhas” de maconha e 24 “papelotes” de cocaína. Mais 39 “papelotes” de cocaína estavam em poder de Iago Augusto da Silva. Com um mandado de prisão em aberto, Luis Carlos dos Santos Santos estava foragido do Presídio de Lauro de Freitas, onde cumpria pena por assalto e arrombamento. “Luisinho” como é conhecido, recebeu o benefício do Indulto da Semana Santa, em 2010, e não mais retornou.

Depois de invadir uma residência e espancar um morador para roubar os seus pertences, Ronivon Macedo dos Santos foi perseguido e preso por investigadores da 23ª DP. Também autuado por roubo, Robson de Jesus da Silva, o “Binho” segue custodiado na carceragem daquela unidade policial bem como os 11 presos anteriormente. A equipe da 23ª Delegacia efetuou as prisões juntamente com prepostos da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, Rondas Especiais (Rondesp), e do Batalhão de Choque.

Lauro de Freitas aposta em projeto para impedir demolições na orla/Fábio Bitencourt.

A Procuradoria Geral de Lauro de Freitas (Grande Salvador) aguarda para esta semana resposta do Superior Tribunal de Justiça (STJ), quanto ao recurso protocolado, na última sexta-feira, contra a decisão do desembargador Olindo de Menezes, presidente da 1ª Região do Tribunal Regional Federal, que ratifica a decisão do juiz da 13ª Vara da Justiça Federal, Carlos d'Ávila, de derrubar as 32 barracas de praia localizadas entre Ipitanga e o Kartódromo.

Paralelo a isso, o secretário municipal de Governo, Ápio Vinagre, à frente das negociações, na ausência da prefeita Moema Gramacho (que está viajando), solicitou uma segunda audiência com o juiz Carlos d'Ávila, para, junto com representantes da Prefeitura do Salvador e do Ministério Público baiano, discutir o projeto de revitalização da orla de Ipitanga.

O projeto prevê a construção de barracas em cima do calçadão da praia e o chamado “Polo de Lazer”, que inclui quiosques e espelho d'água na área do estacionamento em frente ao kartódromo.

“Os vereadores já autorizaram à Prefeitura de Lauro de Freitas contrair financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de até R$ 12,875 milhões, para a execução da obra”, garantiu o secretário de Governo. Ainda segundo Vinagre, a prefeitura vem tentando, também, alocar recursos junto ao Ministério do Turismo.

A informação de autorização de crédito pela prefeitura foi confirmado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Antônio Rosalvo.

A Secretaria da Comunicação da Prefeitura do Salvador informou, no início da noite desta terça, 8, que a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) ainda não foi notificada sobre a derrubada dos equipamentos.

Apesar de a área ser administrada por Lauro de Freitas, das 63 barracas, 32 estão geograficamente localizadas em Salvador. Na manhã desta terça, cerca de 40 proprietários se reuniram na prefeitura. No encontro, Vinagre disse que, se a decisão da Justiça for pela demolição, espera que os barraqueiros tenham o mesmo tratamento dos de Salvador, fazendo parte de algum programa de reparação.

Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres se reúne

Nesta quarta-feira, 9, as integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Lauro de Freitas (CMDDM/LF) se reúnem às 14h, no Prédio Caji Center, na Rua Silvadi F. Chaves, nº 231, Loteamento Jardim Aeroporto, lote 1, loja 1. Serão discutidas as ações realizadas pela Secretaria de Politicas para Mulheres, a lei que rege o Conselho da Mulher (revisada pelas Conselheiras), além das respostas às deliberações dadas em reunião.

Conselho Tutelar realiza novo pleito no dia 13

No dia 13, domingo, na Escola de Cadetes Mirins do Centro, será realizado o Pleito Eleitoral para a escolha de cinco novos membros do Conselho Tutelar de Lauro de Freitas. Vão concorrer aos cargos 13 candidatados que passaram pelas três primeiras etapas do processo de seleção – (Documentação, prova escrita de suficiência e avaliação psicológica e de convivência familiar).

A eleição será das 8h às 17h. Os portões serão fechados impreterivelmente às 17h, podendo votar apenas os eleitores que estiverem na fila até este horário.

Quem pode votar: laurofreitense maior de 16 (dezesseis) anos, que esteja no pleno exercício de seus direitos políticos. É necessário apresentar, no local de votação, documento válido de identificação com foto, título eleitoral. O eleitor que tiver perdido seu título e deseja votar deverá fazer certidão fornecida pela Justiça Eleitoral local, comprovando o seu domicílio eleitoral.

Cada cidadão poderá votar em até cinco candidatos(as) a conselheiros, sendo considerado voto nulo a cédula que contiver mais de cinco escolhas, assim como a que estiver rasurada. Não existe obrigatoriedade de voto em chapa, as candidaturas são individuais.

Os cinco candidatos mais votados (considerados eleitos) serão empossados pelos membros do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIRETOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, para um mandato de 03 (três) anos.

Peças originais da civilização maia são expostas em Lauro de Freitas/Exposição Rota Maya

Um acervo com 140 peças originais e importantes réplicas da cultura maia está em exposição no Espaço Cultural da Unime, em Lauro de Freitas. Entre os objetos, alguns com quase 2 mil anos, estão máscaras, frascos de perfumaria, pratos, estatuetas e carimbos. A abertura da exposição Rota Maya aconteceu nesta segunda-feira (7), com a presença do cônsul de El-Salvador, Vidal Rubio, do diretor Geral da Unime, Evaldo Tadeu Gomes da Rosa, e do vice-prefeito de Lauro de Freitas, João Oliveira, entre outras autoridades locais. A entrada é gratuita e a mostra vai até 18 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário