quinta-feira, 15 de abril de 2010

Saúde Animal

Protegendo o seu cão durante o inverno


Abrigar os animais em locais protegidos da variação do tempo como ventos, chuva, sereno e outros, é o primeiro item da lista de cuidados que devem ser tomados durante os próximos meses. A recomendação vale para pets de todas as faixas etárias. Se o animal dorme em uma área externa da casa é preciso que ele tenha sua casa ou canil. Alguns cães e gatos mesmo tendo onde se abrigar preferem dormir ao relento.Se este for o caso é preciso prender o animal, principalmente em dias chuvosos , aconselha o médico veterinário.

Os recém-nascidos devem ter atenção redobrada durante o frio. Todos os filhotes, até os dois meses de idade, ainda não têm uma capacidade eficiente de manter a temperatura corpórea e perdem calor facilmente. Por isso, dependem de abrigo e da energia fornecida pela alimentação, que deve ser oferecida até quatro vezes ao dia. No frio, a necessidade de energia aumenta e os animais que não recebem condições adequadas de alimentação e aquecimento podem acabar morrendo. Atitudes como manter a ninhada em local protegido, confinar em ambientes pequenos e aquecidos, forrar com panos embaixo e dentro da casinha ou caminha onde os pequeninos dormem, é uma atitude simples que mantém o aquecimento.

Os cães de idade avançada ou que sofrem com problemas osteoarticulares - artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco - tendem a sentir mais dor nos dias frios. Estes, assim como os animais de pelagem curta devem ser agasalhados. É importante mantê-los aquecidos e as roupas podem ser grandes aliadas.Se o animal apresentar sintomas aparentes de dor, dificuldade de locomoção ou de se levantar pela manhã, agressividade e sensibilidade ao toque, o ideal é procurar um especialista para checar as possibilidades de medicação analgésica . Nunca dê remédios - nem humanos, nem específicos para animais - ao seu bicho sem consultar previamente um veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário