sexta-feira, 23 de abril de 2010

Notícias: Salvador- Bahia.

Carro capota próximo a escola no Imbuí nesta sexta-feira/Redação CORREIO.

Um carro capotou próximo a Escola Rômulo Almeida, no Imbuí, na manhã desta sexta-feira (23). Segundo informações de testemunhas, um micro-ônibus teria batido no fundo do Ecosport e uma mãe que levava a filha na escola perdeu o controle do veículo. Ninguém ficou ferido e o veículo foi retirado do local.
O trânsito está lento apenas na avenida ACM, sentido Lucaia por conta do grande fluxo de veículos no horário de pico. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), as demais vias não apresentam pontos de lentidão ou de intensidade.

Ações de estímulo à leitura marcam Dia do Livro nesta sexta-feira/Karina Costa l A TARDE .

No Dia Mundial do Livro, comemorado nesta sexta-feira, 23, o caminhão baú do projeto BiblioSesc Biblioteca Volante estará na Lapinha. O projeto leva para comunidades da cidade um acervo de 3 mil livros. Para ter acesso, basta se aproximar e ter vontade de ler.
Interessados em doar livros podem fazê-lo no local ou entrar em contato com a instituição que irá buscar a doação caso seja em grande quantidade. São aceitos livros usados, porém em boas condições, segundo Luciana Oliveira, responsável pelo projeto. “Quando a criança encontra o livro já riscado ou rasgado, a tendência é que ela dê continuidade aos estragos já feitos. Diante de livros novos elas têm mais cuidado e carinho”, ensina.

Livros a R$ 5 - O Instituto Cervantes também promove nesat sexta a “Feirinha do Livro”, que comercializará 200 títulos ao preço de R$ 5 cada. A feira acontece das 8 às 12h e de 13h às 18h. Para doar, basta se dirigir ao Centro de Estudos de Espanhol da Universidade Federal da Bahia ou ao instituto, na Ladeira da Barra.

Serviço:Instituto Cervantes: 3797-4650.

Previsão é de tempo chuvoso no final de semana em Salvador e RMS/Redação CORREIO.

A previsão do tempo para o final de semana em Salvador e Região Metropolitana é de céu nublado a parcialmente nublada, com chuvas moderadas e fracas, segundo o Centro de Meteorologia do Estado da Bahia, ligado ao Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).
Em Salvador, as chuvas são por conta de ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico e podem acontecer a qualquer momento. No centro-leste do estado, incluindo regiões nordeste, Chapada, sudoeste, sul e Recôncavo, os ventos úmidos do Atlântico também mantém o tempo instável. Nessas regiões, céu nublado e chuvas fracas.
A previsão de temperaturas altas, com máximas de 33ºC, é para as regiões oeste, São Franciso e Norte. Já as temperaturas mais amenas, com mínima de 16ºC, ficam nas áreas serranas da região Oeste e sudoeste além da Chapada.
Neste final de semana, a maré alta deve variar de 1,8 a 2,5 metros de altura, atingindo seus máximos por volta do meio dia e da meia noite. A maré baixa, com valores variando entre 0,2 e 0,8 metro, deverá ocorrer por volta das 6h e das 18h. As ondas previstas terão agitação fraca, com altura máxima de até 1,5 metro.

Homem assassina três a facadas e tenta se matar em Itaquara/Redação CORREIO.

Um homem matou a namorada, a tia e a prima dele na noite de quarta (21), no município de Itaquara, no Centro Sul da Bahia. Joilson Moreira de Almeida, de 24 anos, esfaqueou a namorada, que segundo populares estava grávida de 3 meses, e em seguida assassinou a tia dele Zélia Moreira Almeida, 38, e a prima Nívia Ribeiro, 18.
Os crimes aconteceram na casa de Juliana e na casa da tia de Joilson por volta das 19h30, no distrito de Vila Castelo Branco, onde moram cerca de 2 mil pessoas. Um vizinho da família presenciou as cenas e também morreu. Roque Tomas de Jesus já tinha problemas cardíacos e teve um infarto. Ele chegou a ser encaminhado ao Centro Médico Hospital de Itaquara, mas não resistiu.
Um primo de Joilson e outra pessoa, ainda não identificada, também foram esfaqueadas. Eles estão internados no hospital do município, mas não correm risco de morrer. A polícia foi acionada para tentar conter o autor dos crimes.
Os policiais o encontraram sentado no quarto da casa da tia portando uma arma. Após cometer o crime, ele deferiu três facadas contra o próprio corpo e queria usar a arma para se matar. Para o imobilizar, os policiais atiraram contra o tórax dele e conseguiram detê-lo.
Joilson está internado no Hospital Prazo Valadares, em Jequié. O flagrante já foi lavrado pela polícia e o pedido de prisão já foi feito. Assim que receber alta ele ficará preso na Delegacia de Itaquara.


Acidente entre dois ônibus deixa 32 pessoas feridas/A TARDE On Line.

Uma colisão envolvendo dois ônibus deixou 32 pessoas feridas no entrocamento que dá acesso às cidades de São Francisco do Conde e Candeias, a 60 km de Salvador, por volta das 19h, desta quinta-feira, 22. Um ônibus da empresa Expresso 2001, que seguia para Camaçari, bateu na lateral do outro veículo da WB da Mata que seguia viagem para Santo Amaro.
As vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Medicina Humana, em Candeias. Alguns passageiros sofreram escoriações leves, foram medicados e liberados. O motorista do ônibus Expresso 2001 ficou com a perna presa entre as ferragens e continua internado no hospital.


Ensino público é precário em Casa Nova/Cristina Laura.

No povoado de Recreio, município de Casa Nova, duas professoras dão aulas a turmas diferentes, dividindo o mesmo espaço na única sala de aula da Escola Municipal Rui Barbosa. Na área ao lado da sala, onde deveria haver uma portaria, foi improvisada acomodação para outra turma de alunos. “Seria pior se fosse lá dentro da sala, com as outras turmas”, amenizou a professora de português Maria Aparecida de Moreira.
Diariamente, alunos de séries diferentes do ensino fundamental compartilham o espaço para lições de disciplinas distintas. A escola recebe 140 alunos em três turnos. Do lado de fora da escola, a agricultora Maria José da Silva espera os três filhos com idades de 5, 6 e 10 anos para voltarem a pé por um quilômetro e meio. “Não tem ônibus todo dia”, relata.

Por estes e outros problemas, 71 dias depois do início do ano letivo em Casa Nova, 50 escolas na zona rural estão com atividades paralisadas, deixando cerca de 500 alunos sem aula. As escolas estão sem merenda escolar; foram realizadas mais matrículas que a capacidade da rede e alunos ficaram sem aulas por falta de salas; não há transporte escolar suficiente; e novos professores não foram contratados para substituir os que estão participando da Plataforma Freire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário