sexta-feira, 23 de abril de 2010

Gripe A: vacinação de idosos começa neste sábado
(Antônio Pita/Rogério Ferrari/Agência A TARDE).

A vacinação contra a gripe H1N1 é realizada gratuitamente nos postos de saúde
A vacinação contra a Gripe H1N1 entra neste sábado, 24, na sua quarta etapa, quando os idosos maiores de 60 anos começam a ser vacinados nos postos de saúde de todo o estado. A imunização segue até o dia 7 de maio e será aberta também para pacientes portadores de doenças crônicas que ainda não foram vacinados. Nesta sexta-feira, 23, é o último dia de vacinação para o público de 20 a 29 anos.

Data para trocar de plano de saúde pode acabar/ Agência Estado.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fausto Pereira dos Santos, informou que o órgão regulador dos planos de saúde discute alteração na legislação para que usuários possam trocar de convênio a qualquer momento sem ter de cumprir novas carências, e não só no aniversário dos contratos.Santos, que deixa o cargo amanhã, avaliou como positivo o primeiro ano da chamada portabilidade dos planos (que é justamente trocar de convênio sem carência), apesar de, em um ano de vigência, só cerca de mil pessoas no País terem utilizado o benefício, em um universo de 6 milhões que teriam direito a ele, segundo dados da ANS."Agora temos todas as condições de discutir regras que flexibilizem essa primeira rodada da portabilidade", afirmou Santos. "Hoje o usuário só pode trocar de plano no aniversário. A ideia é que isso possa ocorrer a qualquer momento, para que esse direito possa ser usado com mais facilidade", completou. A decisão, porém, ficará para o próximo diretor.Ele confirmou ainda a intenção da ANS de estender a portabilidade para os planos coletivos por adesão, que são aqueles mantidos por entidades de classe de advogados e médicos, por exemplo. Ao ser lançada, a portabilidade causou polêmica por causa do excesso de limitações para o exercício do direito, entre elas a decisão de que só valesse para planos individuais e novos, aqueles assinados a partir de 1999, quando entrou em vigor a lei do setor. Só 15% dos usuários dos planos podem ser beneficiados.Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo.



Temporal:

Amorim prepara terreno para Lula discutir questão do Irã
(Agência Estado).

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viajará para Turquia, Rússia e Irã nos próximos dias, para preparar a visita oficial que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a Teerã dia 15 de maio. A informação foi divulgada hoje pelo próprio Lula, no Palácio do Itamaraty, pouco depois de se despedir do presidente do Líbano, Michel Suleiman. O Líbano é o país que presidirá o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em maio, justamente o mês em que o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, planeja colocar em votação uma resolução prevendo novas sanções contra o Irã.Amorim embarcará hoje para Istambul, onde terá encontros, no sábado, com autoridades turcas. No domingo, o chanceler estará em Moscou e, nos dias 26 e 27, será recebido em Teerã pelo presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, e pelo chanceler, Manouchehr Mottaki.Lula disse que a finalidade da visita ao Irã é a de encontrar uma saída para resolver o impasse entre esse país e o Conselho de Segurança das Nações Unidas em torno do programa nuclear iraniano. Lula afirmou que, pelo fato de o Brasil ser um país pacífico e ter na sua Constituição uma proibição clara ao desenvolvimento de armas nucleares, tem autoridade moral e política para tratar dessa questão.


Bispo belga renuncia após admitir abuso sexual/Agência Estado.

O bispo belga Roger Vangheluwe se afastou de seu posto hoje após reconhecer que havia abusado sexualmente de um menino. O religioso lamentou sua conduta, no caso ocorrido há 25 anos. Vangheluwe, de 73 anos, era bispo de Brujas desde 1984. Ele se afastou do cargo na primeira demissão episcopal na Bélgica desde que, nos últimos meses, veio à tona o escândalo envolvendo membros da Igreja Católica que abusaram de crianças em vários países."Quando ainda não era bispo e pouco depois, abusei de um menino", disse Vangheluwe em sua declaração. O religioso disse que o papa Bento XVI aceitou a renúncia. "Isso marcou a vítima para sempre. A ferida não cicatriza. Nem em mim nem na vítima", afirmou em sua declaração. Ele disse ter pedido perdão à vítima repetidas vezes. Vangheluwe deveria se aposentar no ano que vem.A demissão foi anunciada hoje pelo arcebispo belga Andre-Joseph Leonard, em entrevista coletiva. A renúncia do bispo mostra que a Igreja Católica da Bélgica quer "decididamente virar a página sobre um (tema) muito doloroso", disse Leonard. O arcebispo qualificou Vangheluwe como um "grande irmão e um bispo dinâmico", mas disse que suas transgressões desconcertarão muitas pessoas.Em sua homilia de Páscoa, Leonard se referiu aos escândalos de pedofilia ocorridos na Igreja Católica. Ele disse que no ano passado "a reputação dos líderes eclesiásticos tinha maior prioridade que a dos meninos que sofreram abusos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário