sexta-feira, 16 de abril de 2010

Notícias: Brasil e Mundo.

Bombeiros dizem que 25 passageiros ficaram feridos no Rio.

O descarrilamento do trem que vinha de Santa Cruz, na altura de Deodoro, Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (16), levou pânico aos passageiros e alguns chegaram a se jogar pela janela.
Apesar da SuperVia ainda não ter confirmado registro de feridos, os bombeiros afirmam que cerca cerca de 25 passageiros tiveram ferimentos.
As operações no ramal de Santa Cruz chegaram a ser suspensas, mas voltaram a funcionar às 7h22, cerca de 1h depois do acidente, usando uma linha paralela. Os outros ramais, segundo a SuperVia, operam normalmente.
O trem ficou tombado nos trilhos. Alguns passageiros relatam tumulto na estações da da Mangueira e de Santa Cruz. Fonte: G1.


Pulseirinhas do sexo são proibidas em escolas do Rio/Agência Estado.

A Secretaria municipal de Educação do Rio de Janeiro proibiu o uso da "pulseirinha do sexo" nas escolas públicas da cidade. A resolução foi publicada no Diário Oficial de hoje.

Além do "uso de adereços que expressem insinuações sexuais", a resolução também proíbe que os alunos usem boné, celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico portátil em sala de aula. O estudante que descumprir o decreto poderá ter o objeto retido por até dois dias.

A proibição do uso dessas pulseiras surgiu como reação ao caso ocorrido em Londrina, no norte do Paraná, no dia 15 de março, quando uma adolescente de 13 anos foi estuprada. O crime teria sido motivado pelo uso dessas pulseiras.

Em São Paulo, um projeto de lei que proíbe a comercialização e o uso das pulseiras nas redes públicas e particulares de ensino da capital paulista foi protocolado no dia 8 deste mês pelo vereador Ricardo Teixeira (PSDB).

Ativista cai do Arco do Triunfo e se fere em protesto em Paris/redação CORREIO.

Um ativista ficou ferido ao cair do Arco do Triunfo, em Paris, após prender uma faixa de protesto no ponto turístico. Segundo as agências internacionais de notícias, ele clamava por satisfação pela morte de militante do ETA, mas acabou caindo do monumento na capital francesa.


Alemanha condena bispo britânico por negar Holocausto/Agência Estado.

Uma corte alemã condenou hoje o bispo britânico ultraconservador Richard Williamson por incitação ao ódio racial, pelo fato de ele negar o Holocausto durante uma entrevista a uma emissora de televisão. A corte na cidade de Regensburg julgou Williamson por uma entrevista à televisão sueca.
Falando à emissora em janeiro de 2009, Williamson disse não acreditar que judeus tenham sido mortos em câmaras de gás durante a Segunda Guerra (1939-45). A corte ordenou que Williamson pague uma multa de dez mil euros (US$ 13.544). O bispo da Igreja Católica foi impedido por sua ordem de comparecer à audiência de hoje.


Chávez cria guerrilha contra mídia capitalista/Agência Estado.

Com a criação do que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, chamou de "guerrilhas comunicacionais", grupos de jovens receberam do governo a missão de identificar as "mensagens capitalistas" transmitidas por meios de comunicação privados e "contestá-las" em murais, panfletos, mensagens de celular, blogs, sites e e-mails. Pelo plano chavista, nem mesmo pichações de muros devem ficar sem resposta.
As tais "guerrilhas" incluem adolescentes. Só entre os primeiros integrantes do grupo há 75 estudantes de 13 a 17 anos, recrutados em três colégios municipais. A oposição qualificou a iniciativa de "irresponsável". "É extremamente grave a decisão do governo de criar a guerrilha comunicacional em instituições educativas. Eles estão utilizando de maneira irresponsável crianças e adolescentes para atos políticos, o que é proibido por lei", disse José Luis Farías, porta-voz da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática.

Representantes juvenis do grupo Aliança Bravo Povo, também opositor, pediram para a Unicef - organização de proteção à infância e à adolescência ligada à ONU - um pronunciamento sobre a incorporação dos estudantes aos quadros das guerrilhas comunicacionais.

O ministro da Educação venezuelano, Héctor Navarro, explicou em entrevista à emissora oficial Venezuelana de Televisão (VTV) que o objetivo do projeto é que os adolescentes se convertam em ativistas "da verdade" (que, para as autoridades venezuelanas, é sinônimo da versão oficial dos fatos).

"A guerrilha tem várias características: mobilidade, autonomia, versatilidade e comprometimento com os interesses do povo", afirmou Navarro. "Espera-se que os ?disparos? que esses grupos produzam sejam de ideias, de propaganda, de resposta a todas essas campanhas dos meios de comunicação." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário