quinta-feira, 15 de abril de 2010

Notícias: Brasil e Mundo.

Farmácia Popular já conta com remédio contra gripe A/Agência Estado.

O programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, começa a oferecer hoje, gratuitamente, o fosfato de oseltamivir, remédio usado no tratamento da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.
De acordo com a pasta, as 530 unidades próprias espalhadas pelo País estão abastecidas com o medicamento e prontas para atender à procura de pacientes com sintomas de gripe. No total, serão dois milhões de tratamentos disponíveis à população.
Para retirar o remédio, o paciente deve apresentar a identidade e a prescrição do medicamento emitida por médico da rede pública ou privada. A receita tem validade de cinco dias e ficará retida na unidade do Farmácia Popular.
A entrega do oseltamivir para a rede do programa ficará sob responsabilidade do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O laboratório enviará ao ministério relatórios quinzenais sobre a demanda em cada uma das unidades próprias. A intenção é monitorar a procura pelo remédio e controlar a distribuição dos tratamentos, de acordo com as necessidades locais.

Indicação
O medicamento não é indicado para todo e qualquer caso de gripe. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o oseltamivir deve ser utilizado em pacientes com quadro de doença respiratória grave, cujo início dos sintomas tenha ocorrido no período de 48 horas.
O antiviral, segundo avaliação médica, também está indicado para tratamento de pacientes com sintomas de gripe que sejam portadores de fatores de risco, como doença crônica e gravidez. Porém, segundo a orientação do fabricante, o laboratório Roche, o medicamento deve ser usado durante a gravidez somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto.
O ministério alerta de que as indicações de uso do medicamento se baseiam na bula do medicamento, conforme seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e em estudos científicos. Prescrição e dispensação do medicamento fora das recomendações do ministério ficam sob a responsabilidade conjunta do médico responsável pela prescrição e da autoridade de saúde local.

Receita libera lote de restituições do Imposto de Renda de 2005.

A Receita Federal liberou da malha fina um lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2005, ano-calendário 2004. A consulta ao lote está disponível a partir das 9h na internet no endereço da Receita www.receita.fazenda.gov.br ou através do Receitafone (146).
Do total de 1.358 contribuintes, 499 tiveram imposto a pagar, totalizando R$ 1.255.870,61. Terão direito à restituição 494 contribuintes, que receberão um montante total de R$ 1.228.372,77 e 365 contribuintes não tiveram imposto a pagar nem a restituir. O valor estará disponível para saque no banco a partir de 23 de abril de 2010 com correção de 61,73%
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para o telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Na África do Sul, assassino de racista rejeita benefício
(Agência Estado).


A tensão racial voltou ontem ao vilarejo de Ventersdorp, norte da África do Sul, onde foi realizada a segunda audiência dos dois negros acusados de matar o patrão, o líder supremacista branco Eugene Terreblanche, há duas semanas. A polícia sul-africana montou novamente uma operação de guerra e impediu o acesso da população ao tribunal. Do lado de fora, havia um batalhão de jornalistas e muitos negros ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais da África do Sul.

A surpresa do dia ficou por conta do advogado de defesa, Zola Majavu, que desistiu de pedir a fiança de um dos acusados, o jovem de 15 anos. Questionado se havia algum problema com seu cliente, Majavu disse que não. "Ele está feliz. Pela primeira vez na vida, está dormindo em uma cama, vendo TV e comendo três vezes ao dia." A audiência que julgará a fiança do outro suspeito, Chris Mahlangu, de 28 anos, foi marcada para 10 de maio.

A polícia sul-africana continua investigando o caso. Até agora, todos os depoimentos mostram que o crime ocorreu porque Terreblanche devia dinheiro aos dois acusados. Os policiais, contudo, não descartam nenhuma hipótese, até mesmo uma motivação sexual - o líder do AWB teria tentado violentar seus dois empregados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Religião:
Igreja tenta melhorar imagem antes de viagem e Bento XVI.
A Santa Sé instrui bispos de todo o mundo a denunciar os casos de abuso sexual à polícia.

Crise:Lula pede tempo para o Irã, mas Obama quer rapidez em sanções
Presidente dos EUA não é receptivo a solução negociada sobre programa nuclear iraniano
(AFP).

China: Terremoto na China deixa 400 mortos e fere cerca de dez mil em região próxima ao Tibete. E o tremor na China faz presidente encurtar visita ao Brasil.

Europa: Erupção de vulcão na Islândia cancela voos pela Europa.

Mianmar:Três explosões matam 9 e ferem 60 em Mianmar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário