Trabalhadores Sem-Terra ocupam Rótula do Abacaxi nesta segunda
Cerca de cinco mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocupam, na manhã desta segunda-feira, 26, a Rótula do Abacaxi na região das obras do metrô. O trânsito está congestionado na ACM sentido Rótula, no Retiro, Cabula e Avenida San Martin. O tráfego também foi afetado durante a caminhada do grupo da BR-324 até Salvador, quando os Sem-Terra passaram por Campinas de Pirajá e Barros Reis.
Agentes da Transalvador e policiais militares das Rondas Especiais (Rondesp) acompanham o grupo. Os manifestantes têm reunião com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura na tarde desta segunda para discutir a pauta de negociação, que inclui o assentamento de 25 mil famílias de Sem-Terra e melhorias no assentamento onde estão outras 10 mil famílias, que não tem estrutura, de acordo com Lúcia Barbosa, diretora estadual do MST. O grupo vai passar a noite na Rótula do Abacaxi e segue para o Centro Administrativo da Bahia (CAB) nesta terça, onde vão protestar.
Vitória derrota o Bahia por 1 a 0 e fica mais perto do tetracampeonato/Redação CORREIO.
O Vitória saiu na frente pela disputa do título de campeão baiano de 2010, vencendo o Bahia por 1 a 0 em Pituaçu, em partida neste domingo (25). O gol foi marcado por Júnior, aos 33 do segundo tempo. Agora, o Leão vai com vantagem para a segunda partida, no Barradão - o Bahia precisa vencer por 2 a 0, pelo menos, para mudar a situação.
O jogo foi equilibrado, mas o Vitória teve mais objetividade que o Bahia - tanto convertendo a posse de bola em finalizações de perigo como ao conseguir marcar o gol. O Bahia, que passou o segundo tempo quase todo no ataque, mostrou dificuldade em finalizar e errou muitos passes. Ávine foi o destaque do time, criando muitas jogadas.
Júnior fica emocionado após disputar seu primeiro Ba-Vi como titular
Autor do único gol da partida que deu vantagem ao rubro-negro diz que sentiu força da torcida.
Torcedor de 14 anos é baleado na cabeça na saída do Ba-Vi, em Pituaçu/Redação CORREIO.
Um torcedor foi baleado na cabeça ao sair do Estádio de Pituaçu após o clássico Ba-Vi, neste domingo (25). Wesley Oliveira Almeida, 14 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde está na UTI. Não se sabe o motivo nem quem foram os culpados pelos disparos.
Mulher é baleada na perna em bar após discussão por causa do BA-VI/Redação CORREIO.
Um desentendimento entre alguns torcedores dos times baianos Bahia e Vitória durante e após o BA-VI pelo Campeonato Baiano de 2010, realizado no estádio de Pituaçu, resultou em mais uma vítima. Eliane Santos Sampaio, de 25 anos, foi baleada na perna por volta das 20h de domingo (25), dentro do bar do marido, na rua Arábia, no Vale das Pedrinhas.
Segundo informações da 28ª Delegacia (Nordeste de Amaralina), o motivo do disparo teria sido uma discussão entre torcedores que se desentenderam após assistirem o término da partida pela televisão. Eliane foi encaminhada para o hospital Geral do Estado (HGE) e ainda não foi liberada.
Cerca de 62 mil baianos ainda não sacaram o abono salarial este ano(Pedro Levindo).
Aproximadamente 62 mil trabalhadores e servidores públicos baianos ainda não foram sacar o abono salarial, este ano. O benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 510), pode ser retirado até o dia 30 de junho. Se isso não ocorrer, o dinheiro volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o trabalhador perde o benefício. Na Bahia, cerca de 941 mil trabalhadores têm direito a receber o abono.
principal delas, até pelo maior número de trabalhadores na iniciativa privada, vem das contribuições do Programa de Integração Social (PIS), pagas por empresas. A segunda fonte vem do setor público, que conta como Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
INFORMAÇÃO
“A maioria dos trabalhadores não vai buscar o benefício por falta de informação. Quem já tem direito há muito tempo já sabe, mas quem ingressou recentemente às vezes nem sabe que tem direito”, afirma Maria Auxiliadora Margalho Silva, gerente da Caixa. Ela afirma, contudo, que o número de pessoas que sacamo abono - a chamada efetividade - é maior a cada ano.
Este ano, por exemplo, os 93% de saques do abono salarial representam um recorde. Como no país todo mais de um milhão ainda não retiraram o benefício, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai, novamente, mandar cartas aos trabalhadores lembrando de direito ao benefício.
DIREITOS
As duas contribuições foram criadas no início dos anos 1970, com o objetivo de financiar o seguro-desemprego e proporcionar um abono salarial a quem ganha até dois salários mínimos. Este é justamente um dos pré-requisitos para ter direito ao benefício.
Além de ganhar atédois salários, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e deve ter trabalhado, com vínculo empregatício, ao menos 30 dias (não precisam ser consecutivos) no ano anterior ao pagamento do abono.
Além disso, o nome do trabalhador deve ter sido informado pela empresa ou órgão público ao MTE, por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Se nomomento do saque o trabalhador constatar que seu nome não foi informado, deve pedir que o empregador faça uma Rais retificadora.
SAQUE
O trabalhador ou servidor público pode receber o benefício de várias maneiras. Ele pode ir até uma agência da Caixa (no caso do PIS) ou do BB (Pasep), com os documentos necessários e no prazo correto, e pedir para receber o dinheiro. Caso a empresa ou órgão público pague o salário do trabalhador no respectivo banco, ele pode receber direto na conta salário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário