quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (30/12/2010).

Bebê jogado na rua pela mãe em Ipirá (Ba) sofre parada cardíada e morre/Redação CORREIO/ TV Subaé.


Morreu por volta das 7h desta quinta-feira (30), no Hospital Estadual da Criança, o bebê recém-nascido que foi jogado na rua pela própria mãe, em Ipirá, no Centro Norte da Bahia. Segundo a TV Subaé, a menina sofreu uma parada cardíaca e os médicos não conseguiram renimá-la.

Renilda Rosa Dias, de 29 anos, que é empregada doméstica e mora com a tia, deu à luz a uma menina na noite de terça-feira (28). Ela estava sozinha em casa quando teve o bebê. Logo depois, ela passou mal e foi levada por familiares para o hospital da cidade.

O médico que atendeu a empregada doméstica percebeu que ela ainda estava com a placenta e acionou a Polícia Militar. Os policiais conseguiram encontrar o bebê com vida enrolado em um saco plástico. A criança estava em um quintal ao lado da casa de Renilda.

Renilda foi conduzida para a delegacia na manhã desta quarta-feira (29) ao receber alta do hospital. Ela será indiciada por tentativa de homicídio. A acusada continua presa.

Novo documento de identidade será lançado nesta quinta/Redação CORREIO/G1.

O Ministério da Justiça lança nesta quinta-feira (30) o novo documento de identidade, que será implementado em todo o país a partir de 2011. Batizado de Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento vai substituir a atual carteira de identidade e vai conter informações do cidadão e certificação digital. O lançamento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente, o novo documento será testado nos estados do Rio de Janeiro e Bahia e no Distrito Federal. Os primeiros cartões devem ser expedidos pela Casa da Moeda. A partir daí, os governos dos estados e do DF terão o prazo de um ano para começar o cadastramento e a implementação do documento.

No Rio de Janeiro, a base de dados será fornecida pelo Detran, que já desenvolve um trabalho de captação de informações biométricas e utiliza o mesmo cadastro de identificação eletrônica adotado pela Polícia Federal, que contém cerca de oito milhões de pessoas.

O novo documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip contendo dados biométricos da pessoa, como altura e impressões digitais. A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Padre pré-candidato ao Nobel da Paz admite ter abusado de menor/Redação CORREIO.

O padre e sociólogo belga François Houtart, de 85 anos, um dos idealizadores do Fórum Social Mundial, admitiu ter abusado sexualmente de um primo menor de idade nos anos 70.

Em carta divulgada pelo jornal belga Le Soir, Houtart corrobora algumas denúncias feitas pela irmã da vítima para impedi-lo de concorrer ao Nobel da Paz. Houtart é um dos líderes do altermundialismo, movimento que pede uma alternativa ao capitalismo.

Na carta, o padre conta que os abusos ocorreram quando ele esteve hospedado na casa de tios, nos arredores da cidade de Liège. “Ao atravessar o quarto de um dos filhos, toquei as suas partes íntimas por duas vezes, o que o acordou e o assustou”, descreve Houtart.

O menino, que tinha 8 anos de idade, relatou o ocorrido aos pais. A prima denunciou o caso duas vezes, mas só o tornou público em outubro, em meio a uma campanha de simpatizantes do padre pela candidatura ao Nobel.

Explosão mata 14 civis em micro-ônibus no Afeganistão/Agência Estado/Associated Press..

Ao menos 14 civis morreram hoje no Afeganistão, após uma bomba explodir na beira de uma estrada por onde passava um micro-ônibus com os passageiros. A explosão ocorreu no distrito de Lashkar Gah-Sangin, sul do país, na principal estrada que liga a cidade de Kandahar a Herat. Outras quatro pessoas ficaram feridas. Segundo informações de Daoud Ahmadi, porta-voz do governo de Helmand, a bomba foi colocada no local pelo Taleban.

O veículo transportava as pessoas para um mercado próximo, disse Ghulam Haidar, morador da região que foi até o local depois de saber que dois de seus irmãos haviam morrido. "Houve uma enorme explosão e pedaços de corpos foram lançados do ônibus", contou.

Presidente Hamid Karzai condenou o episódio como um ataque "sedento de sangue" e disse em comunicado que os explosivos foram "plantados pelo inimigo do povo afegão". Helmand é um dos locais com forte presença do Taleban no sul do país. A região foi o palco dos piores combates da guerra e uma região para onde a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) enviou vários soldados para tentar dominar a insurgência.

Explosão danifica prédios do Judiciário em Atenas/Agência Estado.

Uma bomba explodiu hoje nos arredores de dois prédios do Judiciário no centro de Atenas. A explosão danificou carros e quebrou vidros dos prédios próximos, mas não deixou feridos. A bomba estava acoplada em uma motocicleta estacionada do lado de fora dos edifícios e explodiu às 8h20 (4h20 de Brasília), horário de tráfego intenso na capital grega.

Telefonemas avisando sobre a explosão haviam sido feitos para um jornal e uma emissora privada de televisão. A polícia evacuou os prédios administrativos, bem como um hospital nas proximidades. Autoridades de saúde confirmaram que ninguém ficou ferido.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas as suspeitas recaem sobre grupos militantes gregos que realizaram atentados nos últimos dois anos. Alguns suspeitos de pertencer a esses grupos serão julgados no mês que vem. O homem que fez as ligações telefônicas foi descrito como alguém que falava grego com clareza.

A explosão ocorreu numa área densamente povoada do bairro Ambelokipi, quebrando vidros de janelas e vitrines de lojas num raio de 200 metros e produzindo uma nuvem de fumaça que pôde ser vista de vários pontos da cidade. Pelo menos dez carros ficaram seriamente danificados.

Segundo a polícia, um exame prévio do local indica que o explosivo Anfro foi usado - uma mistura de nitrado de amônia e óleo combustível. O material já foi usado por grupos terroristas gregos anteriormente e foi apreendido pela polícia nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário