terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (07/12/2010).

Feriado amanhã em homenagem à padroeira da Bahia

Redação CORREIO.

Amanhã é o dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na missa solene, às 8h, no Comércio, o cardeal arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, anunciará a elevação da basílica a santuário mariano de peregrinação e espaço para graças.

O que funciona:

Shoppings: Barra, Piedade, Paralela, Iguatemi, Salvador, Salvador Norte Shopping e Center Lapa abrem normalmente, a partir das 9h.

Bancos: Fechados. Terminais de autoatendimento funcionam

Repartições Públicas: Sem expediente.

SAC: Fechado. Postos retornam atendimento na quinta-feira.

Zoo: Funciona no horário normal, das 8h30 até as 17h.

Presos enganam polícia e fogem vestidos de pedreiros/Agência Estado.

Quatro detentos fugiram ontem do Presídio Aníbal Bruno, no Recife, após se vestirem com uniformes dos trabalhadores que realizam obras de reforma no local. Três foram recapturados ontem mesmo, segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização. Hoje, a polícia continua as buscas ao último fugitivo.

Os detentos colocaram uma escada em um dos muros do presídio, em um trecho que não tem cerca elétrica, e conseguiram fugir para a mata, que fica ao lado do prédio. Os policiais militares, com apoio de agentes penitenciários e uma equipe com helicóptero, conseguiram recapturar três fugitivos. Segundo a secretaria, foi aberta uma investigação e está sendo apurado como os detentos conseguiram os uniformes.

Fundador do WikiLeaks é preso em Londres
Redação CORREIO.

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, foi preso, informou nesta terça-feira (7) a Polícia Metropolitana de Londres.

A prisão ocorre por conta de uma ordem emitida na Suécia e válida na Europa. O australiano Assange, de 39 anos, é acusado de crimes de abuso sexuais, ocorridos em agosto naquele país. Ele nega as acusações.

Ele é o centro de uma polêmica mundial depois que seu site, especializado em vazar documentos secretos, começou a vazar mais de 250 mil correspondências diplomáticas norte-americanas, o que gerou críticas de governos de todo o mundo, liderados pelo norte-americano.

A polícia informou em comunicado que Assange entregou-se e foi preso por volta das 9h30 locais (7h30 do horário brasileiro de verão), em uma delegacia de Londres.

Irã e potências iniciam diálogo nuclear em Genebra
Ativistas realizam manifestação em Genebra, em protesto contra o programa nuclear iraniano/ A Tarde On Line*/AFP.

O Irã e as potências mundiais que compõem o Grupo 5+1 iniciaram nesta segunda-feira, 6, as conversas em Genebra sobre o controverso programa nuclear do país persa. O diálogo foi retomado após 14 meses de paralisação, confirmou o organizador suíço do evento, que pediu anonimato.

As conversações envolvem representantes do Irã e dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) - Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido - mais a Alemanha. A líder da delegação das potências é a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton.

Um dia antes do início do diálogo, o Irã revelou que já produz urânio concentrado - a matéria-prima para o enriquecimento do urânio. Com isso, Teerã não precisaria importar novos suprimentos de produto.

O anúncio de que o país persa controla todo o ciclo de produção do combustível nuclear reforça as inquietações das potências ocidentais, que acusam os iranianos de desenvolver um programa nuclear com objetivos militares.

"Nós estamos esperando uma resposta séria dos iranianos", disse um diplomata. Segundo a fonte, que pediu anonimato, a agenda para as conversas não foi fechada e este deve ser um dos primeiros temas do encontro. "Nós não sabemos qual é o estado de espírito do Irã", acrescentou o diplomata. O diálogo em princípio deve durar dois dias e as negociações devem ser complicadas, já que os iranianos recusam qualquer suspensão do enriquecimento de urânio.

Colômbia: equipes resgatam corpos de 13 vítimas de deslizamento/A Tarde On Line*.

Equipes de resgate retiraram nesta segunda-feira, 6, os corpos de 13 vítimas de um deslizamento de terra que teria sepultado 145 pessoas no último domingo na Colômbia, em uma colina no município de Bello, departamento (Estado) de Antioquia.

"Encontramos outra vítima, um menino de 13 anos. Já são 13 os corpos das pessoas encontradas", disse John Freddy Rendón, diretor do Departamento Administrativo de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres (DAPARD) de Antioquia.

Segundo Rendón, mais de 200 socorristas da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros, da Polícia e do Exército estão mobilizados nas operações de busca e resgate. As equipes estão sendo auxiliadas por cães farejadores. "Os cães, treinados para este tipo de trabalho, marcam locais específicos, e é a partir destas marcações que temos encontrado os corpos das vítimas", explicou.

Autoridades disseram inicialmente que cerca de 50 casas pobres foram cobertas pela lama. Uma contagem posterior entre sobreviventes e moradores, porém, listou cerca de 30 casas. Ainda de acordo com Rendón, "cerca de 15 famílias" do setor afetado pelo deslizamento estão em abrigos, enquanto outras deixaram suas casas e se refugiaram na casa de parentes.

"Os trabalhos, que continuaram initerruptamente durante toda a noite, resultaram no resgate de dez corpos até o amanhecer", indicou César Urueña, subdiretor da operação de socorro da Cruz Vermelha.

"Trabalhamos manualmente. Estamos ainda nas primeiras 48 horas, período no qual todos os esforços são para salvar vidas", acrescentou. De acordo com Rendón, cerca de 50.000 m³ de terra vieram abaixo no deslizamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário