segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (13/12/2010).

No Paraná, avião cai em área de plantação e pega fogo/Agência Estado.


Um avião de pequeno porte que voava na noite de ontem na região de Londrina (PR) caiu em uma área de plantação e pegou fogo. Os ocupantes tiveram apenas ferimentos leves. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu durante um temporal, em uma área de difícil acesso. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

Preso um dos cinco suspeitos mais procurados do RS/Agência Estado.

Um dos cinco suspeitos mais procurados do Rio Grande do Sul, segundo a polícia, foi preso na noite da última sexta-feira em Florianópolis (SC). Tarcísio da Silva, conhecido como "Da Mamãe", foi preso acusado de roubo, latrocínio e homicídio numa operação da Polícia Civil gaúcha no centro da Praia dos Ingleses. Ele é líder da quadrilha Da Mamãe, suspeita de ser a responsável, entre outros crimes, pela morte, em julho, do tenente Edemilson Lira de Freitas.

Polícia israelense acusada de violar a lei ao deter crianças em Jerusalém/AFP.

A organização israelense de defesa dos direitos humanos B'Tselem acusou nesta segunda-feira, 13, a polícia israelense de "violar sistematicamente a lei" no bairro palestino de Silwan por deter durante a noite menores de idade, que foram interrogados na ausência dos pais.

"Durante o ano transcorrido (novembro de 2009 a outubro de 2010), pelo menos 81 menores de Silwan foram detidos ou interpelados para ser interrogados, em sua grande maioria por suspeita de lançar pedras durante enfrentamentos entre palestinos e forças israelenses no bairro", afirma a ONG em um relatório.

"Alguns dos menores foram detidos várias vezes", destaca o documento, segundo o qual mais de um terço das detenções aconteceu depois da morte de um habitante de Silwan, em uma ação de um guarda contratado para proteger os colonos judeus instalados no bairro.

Sem questionar a autoridade da polícia para iniciar ações legais contra os supostos autores de pedradas, a ONG afirma que "a polícia deve cessar imediatamente a detenção à noite dos menores e só interrogá-los na presença de seus pais".

A B'Tselem também manifesta preocupação com as acusações de brutalidade das crianças que falaram com a ONG.

O porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld, afirmou à AFP que todas as detenções aconteceram dentro da lei e que a grande maioria dos suspeitos interrogados confessou envolvimento nos atos de violência.

Ele reconheceu que os interrogatórios podem acontecer na ausência dos pais, mas afirmou que estes são filmados e assistidos em um circuito de TV interno e que os pais sempre acompanhavam os filhos ao posto policial.

Ataque suicida deixa 17 mortos no Iraque, dizem oficiais/Agência Estado/ Associated Press..

Um suicida explodiu o próprio carro, neste domingo, 12, do lado de fora dos escritórios do governo em uma província no oeste da capital iraquiana, matando 17 pessoas, incluindo mulheres e idosos que esperaram para receber seus cheques da previdência, disseram oficiais. Seis policiais também estavam entre os mortos, segundo oficiais da polícia e de um hospital, que falaram em condição de anonimato, por não serem autorizados a falar com a imprensa.

Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas na explosão deste domingo fora de Ramadi, segundo os oficiais. "Nós corremos para fora do complexo dos escritórios e vimos diversos mortos e feridos nas ruas, disse o vice-governador de Anbar, Saadoun Obeid, que estava no escritório durante a explosão. "Vi duas mulheres mortas cujos corpos estavam queimados".

Obeid disse que o congestionamento de veículos impediu que o suicida conduzisse o veículo para a frente do portão. Testemunhas afirmaram que o carro explodiu a cerca de 200 metros do complexo, criando cratera de diversos metros de largura.

Oficiais imediatamente culparam a Al-Qaeda pelo ataque.

A polícia encontrou uma segunda bomba perto de um estacionamento de veículos minutos depois, mas, segundo os policiais, o artefato foi detonado em uma área segura.

O complexo de escritórios em Ramadi, 115 quilômetros a oeste de Bagdá, também é base do quartel da política e do escritório do governador. O presidente do conselho de Anbar, Jasim Mohammed al-Halbusi, diz que a contagem de mortes é menor, estimando oito mortos e 12 feridos, mas diz que o número de mortes deverá aumentar, pois diversos feridos estavam em condições críticas. Obeid diz que cerca de 57 pessoas estavam feridas.

Otan adverte: 2011 será ainda mais violento que 2010 no Afeganistão/AFP.

Os soldados estrangeiros no Afeganistão devem enfrentar em 2011 "ainda mais violência" dos talebans que em 2010, ano que de longe foi o mais letal para as forças internacionais em nove anos de guerra, advertiu nesta segunda-feira, 13, um porta-voz militar da Otan.

Enfrentaremos ainda mais violência em 2011. Haverá sempre combates, e devemos manter a pressão sobre os talebans", declarou em Cabul o general Josef Blotz, porta-voz da força internacional da Otan no Afeganistão (ISAF).

"Temos que consolidar os avanços alcançados nos últimos meses, e isto também vai provocar mais enfrentamentos", acrescentou.

Com 692 soldados mortos, 2010 foi o ano que registrou mais baixas para as forças internacionais no Afeganistão, segundo o site especializado icasualties.org.

Em 2009, as tropas americanas e dos outros países da coalizão da Otan perderam 521 soldados.

No domingo, pelo menos seis soldados americanos da Otan foram mortos em um ataque suicida com carro bomba contra uma base militar no sul, de acordo com o exército afegão.

UE desbloqueará mais de 10 milhões de euros para vítimas de cólera no Haiti/AFP.

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira, 13, que desbloqueará mais 10 milhões de euros (13,2 milhões de dólares) para ajudar as vítimas da epidemia de cólera no Haiti.

"Este dinheiro se somará aos 12 milhões de euros já doados pela Comissão Europeia e estará disponível tão logo as ONGs sociais no país estejam preparadas para absorver esta soma", afirmou a comissária encarregada da Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva.

A comissária, no entanto, criticou que a violência desatada depois dos controvertidos resultados do primeiro turno das eleições presidenciais no fim de novembro estão dificultando as tarefas de ajuda.

Segundo as últimas cifras disponíveis, a cólera afetou 93.222 pessoas no Haiti e provocou 2.120 mortos num país já devastado pelo terremoto de 12 de janeiro, que deixou mais de 250.000 mortos e 1,3 milhão de desabrigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário