Eleitor que não votou no primeiro turno só pode justificar ausência até hoje/Redação CORREIO/ Agência Brasil. .
Os eleitores que não votaram no último dia 3 de outubro têm até hoje (2) para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação, o eleitor deve levar um Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito. Os endereços dos cartórios podem ser obtidos nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na internet.
O documento com a justificativa deve ter o nome, a data de nascimento, a filiação, o número do título, endereço atual e o motivo da ausência à votação. Além disso, o eleitor também deve apresentar cópia de documento que comprove sua identidade. O requerimento será invalidado se tiver dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor. O acolhimento da justificativa fica a critério do juiz.
Os eleitores que estavam no exterior no dia da eleição têm 30 dias após o retorno ao Brasil para justificar a ausência às urnas. As justificativas para quem não votou no segundo turno serão aceitas até 30 de dezembro.
O eleitor que não justificar paga multa de R$ 3,50 e enquanto não regularizar sua situação fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos como servidor público, inscrever-se em concurso para cargo ou função pública e tomar posse e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Caso o eleitor deixe de votar em três eleições seguidas, sem justificar ou pagar multa, ele terá sua inscrição cancelada.
Incineração de drogas apreendidas deve terminar hoje
Grupo Bandeirantes.
Deve terminar hoje a incineração das drogas apreendidas até o momento nos complexos da Penha e do Alemão, ocupados pela polícia na zona norte do Rio de Janeiro.
O material começou a ser incinerado nesta quarta-feira nos fornos da Companhia Siderúrgica Nacional, que cedeu as instalações para as operações. Desde o último dia 22, mais de 30 toneladas de maconha foram apreendidas na região.
Ontem à tarde, a PM chegou a apreender uma bazuca em uma casa no Complexo do Alemão. A arma estava escondida no alicerce da residência, embrulhada em uma sacola de plástico.
Segundo levantamento parcial da Secretaria de Segurança, foram apreendidos até o momento 33 toneladas de maconha, 235 quilos de cocaína, 27 quilos de crack, e mais de mil frascos de lança-perfume.
Brasil terá prova para avaliar alfabetização de crianças/Agência Estado/ Jornal O Estado de S. Paulo.
O Brasil terá uma nova prova para avaliar o nível de alfabetização dos alunos do 3.º ano do ensino fundamental - série em que, com 8 anos de idade, deveriam saber ler e escrever. O exame é uma parceria entre o Movimento Todos Pela Educação, a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro (do Ibope) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
A prova ainda não tem nome oficial, mas é chamada pelos organizadores de "Inafinho", em alusão ao Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), que mede o nível de alfabetismo funcional da população adulta. O "Inafinho" não deve substituir avaliações já existentes - a ideia surgiu, segundo os organizadores, porque hoje não há um monitoramento público que avalie em que patamar está a alfabetização das crianças dessa faixa etária. A alfabetização até os 8 anos é uma das metas do Todos Pela Educação.
A prova deveria ser aplicada até o fim deste ano, mas isso não foi possível pelo prazo apertado e por causa da transição de governos. Ainda não há data definida, mas, segundo o Estado apurou, o "Inafinho" deve ocorrer entre a segunda e a terceira semana de aula de 2011, para as crianças que acabaram de sair do 3.º ano - ou seja, que estão no 4.º. Repetentes também serão incluídos.
Devem participar cerca de 500 turmas de escolas públicas e particulares, de forma amostral - uma média de 5 mil alunos -, apenas de capitais brasileiras. A prova tem 20 questões de português, 20 de matemática e redação. A duração será de 1h30, meia hora para cada parte. Cada aluno deve fazer uma das provas, mas todos fazem a redação.
Os resultados devem ser apresentados por regiões. Será a primeira vez que o Brasil terá noção de como caminha a alfabetização de seus alunos, mesmo que em escala pequena. "Estamos em fase de pré-teste, mas a prova está pronta", afirma Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação.
Eminem lidera indicações para o Grammy
Redação Grupo Bandeirantes.
O rapper Eminem lidera as indicações ao Grammy e irá concorrer em dez categorias, incluindo álbum do ano e melhor música.
Eminem foi indicado ao prêmio de canção do ano com "Love the Way you Lie", que tem participação de Rihanna, e também álbum do ano por "recovery".
Bruno Mars recebeu sete indicações, seguido de Lady Gaga, JayZ e Lady Antebellum, cada um disputando seis prêmios.
Já os brasileiros Bebel Gilberto e Sergio Mendes foram indicados para concorrer ao Grammy de melhor álbum de world music.
Bebel disputa pelo trabalho "All in One" e Mendes por "Bom Tempo". Os dois vão concorrer com Bela Fleck, Angelique Kidjo e Chandrika Krish-na-mur-thy Tandon.
Mais de cem categorias foram anunciadas na noite de quarta-feira, em Los Angeles, como música clássica, polca e jazz.
A entrega dos prêmios acontece em 13 de fevereiro, em Los Angeles.
A principal vencedora do Grammy anterior foi a cantora country Taylor Swift, com quatro troféus.
Rumor de usina nuclear na Coreia do Norte gera preocupação
Redação Grupo Bandeirantes.
O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, o japonês Yukiya Amano, disse que está preocupado com as recentes revelações de um cientista americano a respeito de uma nova usina de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte.
Há alguns dias, um cientista americano afirmou ter visitado uma nova e ampla usina de enriquecimento de urânio, com centenas de centrífugas, a 100 km da capital Pyongyang.
Os 35 diretores da agência da ONU iniciaram nesta quinta-feira a reunião de fim de ano, que deve terminar na sexta-feira.
O polêmico programa nuclear do Irã é o tema dominante do encontro, mas a questão da política nuclear da Síria e a proposta dos Estados Unidos de criar um banco internacional de combustível nuclear também devem ser discutidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário