quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (01/12/2010).

Cerca de 250 mil brasileiros não sabem que foram infectados por HIV/Redação CORREIO/Agência Brasil..


Cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV em todo o país – desses, 255 mil não sabem que foram infectados. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, o número de testes de HIV distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009. O índice de testagem para HIV em todo o país, no ano passado, foi de 38,4%.

Exército fica no Rio o quanto for necessário, diz Lula
Redação Grupo Bandeirantes.

O presidente Lula afirma que as Forças Armadas vão continuar no Rio de Janeiro o tempo que for necessário. Em entrevista, ele ressaltou a parceria entre os governos federal e estadual na operação.

O presidente falou durante visita a obras de uma usina hidrelétrica no rio Tocantins. Segundo ele, o governador Sérgio Cabral teve a sensibilidade de pedir o apoio do Exército e da Marinha.

O presidente Lula não respondeu, porém, se o governo federal foi negligente nas fiscalização de fronteiras. Disse apenas que o importante é o trabalho em conjunto.

FAO: preço de alimentos atinge maior nível em 28 meses/Agência Estado.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou hoje que o índice mensal de preço dos alimentos subiu para o nível mais alto em 28 meses, devido à valorização global das cotações dos cereais, do açúcar e dos óleos vegetais. O indicador em novembro subiu 3,7% ante o mês anterior, para 205,44, o maior patamar desde julho de 2008 e apenas oito pontos abaixo do pico atingido em junho do mesmo ano. Este foi o quinto mês seguido de alta.

O índice medido pela FAO é um termômetro da variação mensal dos preços internacionais de uma cesta de commodities agrícolas. Ele é acompanhado de perto por analistas e investidores. Houve um avanço generalizado nos preços de quase todos os principais itens alimentícios, exceto produtos de carne.

O indicador dos cereais saltou para 225 em novembro, maior nível em 26 meses e 2,3% acima da leitura divulgada em outubro. O do açúcar teve alta de 7,3% no período, alcançando o recorde de 375, e o de óleos e gorduras aumentou 10,5%, para 243. A FAO também ajustou o índice de preço dos produtos lácteos para 207,79, enquanto o da carne ficou praticamente inalterado em 138,53.

Condições climáticas adversas - ou muito secas ou excessivamente úmidas - afetaram os principais produtores e exportadores de alimentos ao redor do mundo, incluindo Rússia, Ucrânia, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Paquistão, Argentina e países do Sudeste Asiático.

Símbolos mundiais ficarão vermelhos no Dia Mundial da Aids/Reuters.

Mais de 80 marcos de 13 países - incluindo as fontes da Trafalgar Square, em Londres, o Cristo Redentor, no Rio, e o edifício Empire State, em Nova York - serão iluminados por luz vermelha nesta quarta-feira para marcar o Dia Mundial da Aids.

A entidade beneficente RED organizou a iniciativa com o objetivo de lembrar as pessoas da meta de pôr fim à transmissão da mãe para o bebê até 2015.

"Nossa campanha de conscientização é um chamado ao mundo para que trabalhe em conjunto para ajudar-nos a atingir esta meta crítica e que pode ser alcançada", disse a executiva-chefe da entidade beneficente, Seb Bishop.

O evento foi lançado na noite de terça-feira em Sydney, na Austrália, pela primeira-ministra australiana, Julia Gillard, e o vocalista Bono, do U2, que participou da iluminação em vermelho da Opera House, marco da cidade.

Tendo Sydney como ponto de partida, o movimento seguiu para outras partes do planeta, nos diversos fusos horários, passando pela torre de Tóquio, a Mesa da Montanha, na Cidade do Cabo, e a sede da prefeitura de Paris, entre outros.

Chefe da inteligência sul-coreana prevê mais um ataque do Norte/Reuters.

SEUL - A Coreia do Norte muito provavelmente vai atacar a Coreia do Sul outra vez, disse nesta quarta-feira, 1º, o chefe da inteligência sul-coreana, enquanto uma frota de navios de guerra norte-americanos, liderada por um porta-aviões, deixava as águas do Sul.

"Há uma grande possibilidade de que o Norte faça mais um ataque", disse Won Sei-hoon, diretor do Serviço Nacional de Inteligência, a um comitê parlamentar.

O ministro da Defesa do Sul, Kim Tae-young, também já alertou sobre uma "ampla possibilidade" de um novo ataque do Norte, após o encerramento de um exercício militar dos EUA com a Coreia do Sul nesta quarta-feira.

Won disse que grampos telefônicos realizados em agosto indicaram que o governo norte-coreano estava preparando um ataque na costa oeste com o objetivo de abrir caminho para a transição de poder ao filho do líder Kim Jong-il, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

"Em agosto deste ano, nós confirmamos os planos da Coreia do Norte de atacar cinco ilhas no Mar Ocidental, através de grampos telefônicos", disse ele. "Mas não esperávamos um bombardeio (do Norte) contra civis, já que a Coreia do Norte normalmente faz ameaças."

Na semana passada, a Coreia do Norte bombardeou a ilha de Yeonpyeong, no primeiro ataque do tipo contra civis sul-coreanos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1053). Quatro pessoas morreram, incluindo dois civis.

Analistas afirmam que o ataque foi uma maneira de forçar a retomada das negociações internacionais para que os norte-coreanos abandonem seu programa nuclear em troca de ajuda financeira de potencias mundiais, ou uma tentativa de reforçar as credenciais militares do próximo líder do país, Kim Jong-un.

Won disse que o ataque à ilha Yeonpyeong foi realizado por causa de "reclamações internas sobre a sucessão, no Norte, de uma terceira geração (da família Kim), e a piora da situação econômica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário