quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (16/12/2010).

Polícia intensifica investigação sobre mortes de sindicalistas /Redação Grupo Bandeirantes.

A polícia de São Paulo intensificou as investigações contra uma série de assassinatos de sindicalistas em várias regiões da cidade e no interior do Estado. Foram quatro casos em menos de dois meses.

Na última quarta-feira, o líder dos camelôs independentes, Afonso José da Silva, de 40 anos, foi executado com dois tiros na sede da entidade, no Brás. Uma testemunha afirmou à polícia que avistou um homem de bermuda tentando assaltar a vítima.

No entanto, a delegada Elizabeth Sato não descarta a hipótese de vingança, já que o sindicalista colecionava desavenças. Ele foi o responsável por denunciar a Máfia dos Fiscais em 1999, quando acusou funcionários da Prefeitura de cobrar propina para liberar os ambulantes.



Após ser velado na sede da entidade, o corpo do sindicalista será levado a São Bento do Una, no interior de Pernambuco.

Na manhã de ontem, Wellington Wagner Espagnol, de 45 anos, tesoureiro do Sindicato de Montagens Industriais de Sertãozinho e Região, foi assassinado com dois tiros. Segundo testemunhas, logo depois dois disparos, um homem saiu correndo do prédio do sindicato e fugiu em um carro. Objetos de valor e cheques que estavam no local não foram levados.

As autoridades também investigam dois assassinatos referentes ao Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de São Paulo. No dia 25 de outubro, o diretor de base da entidade, Sérgio Augusto Ramos, foi executado com cinco tiros na estrada do M´Boi Mirim, na zona sul.

Quinze dias depois, outro sindicalista, José Carlos da Silva, também foi atingido por cinco disparos na zona norte. Ambos haviam denunciado um esquema de desvio de dinheiro dentro da própria entidade.

Após os crimes, a polícia deflagrou ontem uma operação para cumprir 21 mandados de busca e apreensão na residência dos acusados. Um dos principais investigados é o atual secretário-geral do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus, Edvaldo Santiago.

Na casa dele foi encontrada uma quantia de dinheiro escondida em um local inusitado, revela a delegada Alexandra de Agostine:

Entre os suspeitos também estão oito PMs que faziam a segurança de alguns diretores da instituição, rivais do diretor da entidade assassinado.

Durante a operação, a polícia apreendeu 13 armas de diversos calibres, vários computadores e um colete a prova de balas. O material passará por perícia e as informações serão confrontadas com os projéteis recolhidos no local dos dois assassinatos.

Justiça julga hoje casal acusado de matar irmãos.
/Redação Grupo Bandeirantes.

A Justiça de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, deve concluir nesta quinta-feira o julgamento do casal acusado de matar, esquartejar e queimar dois irmãos.

Segundo o Ministério Público e a Polícia, as duas crianças de 13 e 12 anos foram assassinadas no dia cinco de setembro de 2008 pelo pai delas e pela madrasta.

Na última quarta, durante os interrogatórios, Eliane Aparecida Antunes disse que João Alexandre Rodrigues asfixiou os meninos com sacos plásticos. Ela alegou ao juiz que foi coagida pelo marido a ajuda-lo a esquartejar os corpos, queimá-los com querosene e colocar os pedaços em sacolas de lixo.

Por outro lado, o pai negou ter participação no caso e argumentou que, há época do crime, confessou tudo à Polícia porque teria sido torturado.

Agora, será a vez do debate entre acusação e defesa; em seguida, o júri formado por sete mulheres vai decidir o futuro dos réus.

O advogado do pai, Antônio Gonçalves, antecipa qual será o discurso para tentar convencer o Conselho de Sentença:

Brasileiro consome menos feijão e mais cerveja, diz IBGE
/Dados do Censo 2010- IBGE.
O consumo de arroz e feijão caiu entre os brasileiros entre 2003 e 2009, dando espaço a produtos como a cerveja e o refrigerante, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

A pesquisa mostra que cada brasileiro consome, por ano, 50 kg de bebidas e infusões; 43 kg de laticínios; 39 kg de cereais e leguminosas; 29 kg de frutas; 27 kg de hortaliças; e 25 kg de carnes.

Em 2003, o maior consumo registrado foi de laticínios, seguidos de cereais e leguminosas e bebidas e infusões.

Mesmo com a queda no consumo nacional de arroz e feijão, os produtos foram os únicos a apresentar médias acima do total do Brasil.

Na faixa mais baixa de rendimentos da população, de até R$ 830 por família, foram consumidos, em média, 27 kg de arroz e 10 kg de feijão, por pessoa, em um ano.

China procura 27 desaparecidos após naufrágio/Agência Estado/ Dow Jones.

Equipes de resgate buscam 27 pessoas desaparecidas após uma embarcação naufragar em meio a fortes ventos no Mar do Sul da China, informaram hoje funcionários e a imprensa estatal. A agência estatal Xinhua identificou a embarcação como "Phu Tan".

A nacionalidade dos pescadores não foi informada. O despacho da agência afirma que os fortes ventos fizeram o barco naufragar 185 quilômetros a oeste da cidade de Sanya, perto da ilha chinesa de Hainan, no sul do país.

"Nós recebemos uma mensagem hoje da embarcação pedindo ajuda. Ela tinha 27 pescadores a bordo", disse um funcionário na administração de segurança marítima de Hainan. Segundo ele, há uma operação de resgate em andamento.

Já em Hanói, um funcionário vietnamita do setor de buscas e resgates afirmou que a embarcação que naufragou era um navio que transportava cargas. O funcionário, que pediu anonimato, disse que a embarcação era vietnamita.

Forças de segurança matam ao menos 11 manifestantes na Costa do Marfim/EFE.

Pelo menos 11 pessoas morreram na Costa do Marfim quando militares e policiais do país atiraram em manifestantes partidários de Alassane Ouattara, reconhecido internacionalmente como presidente eleito, indicaram testemunhas à Agência Efe. Segundo as testemunhas, os incidentes começaram na manhã desta quinta-feira, 16, causando a morte de manifestantes em três bairros diferentes de Abidjan, sede do Governo marfinense.

Em um dos bairros, na periferia da cidade, jovens manifestantes fizeram barricadas e pediram a saída do atual presidente, Laurent Gbagbo, que pretende permanecer no cargo, apesar da rejeição internacional.

Diversas pessoas, em número ainda indeterminado, ficaram feridas por tiros nas manifestações, disseram à Efe fontes de hospitais de Abidjan, que receberam feridos de diferentes pontos da cidade.

Os protestos contra Gbagbo posteriormente se estenderam a outros bairros de Abidjan, sede do Governo da Costa do Marfim, país ameaçado pelo reatamento da guerra civil.

Uma fonte próxima a Ouattara, que pediu anonimato, também disse à Efe que "se ouvem disparos de armas pesadas nas cercanias do Hotel Golfe".

Esse hotel é utilizado como 'quartel-general' por Ouattara e sua equipe de Governo e permanece protegido pelas forças leais a ele e pelos Capacetes Azuis da Operação das Nações Unidas em Costa do Marfim (Onuci).

As manifestações estavam convocadas para esta quinta e sexta-feira pelo grupo RHDP, que apoia Ouattara.

Desde quarta-feira, os militares cercam os edifícios oficiais e mantêm bloqueados os acessos ao bairro de Plateau, em Abidjan, onde também fica o Palácio Presidencial, ocupado por Gbagbo.
A comunidade internacional pediu a Gbagbo que se retire, após reconhecer a vitória de Ouattara no segundo turno das eleições presidenciais, em 28 de novembro, de acordo com os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) e ratificados pela Onuci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário