quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Notícias: Brasil- Mundo (08/12/2010).

Quadrilha é presa por adicionar soda cáustica em leite/Agência Estado.


A Polícia Civil do Estado de Goiás prendeu hoje 14 pessoas durante uma operação que investiga a adulteração de leite na cidade de Jandaia, em Goiás. O delegado Danilo Fabiano Carvalho de Oliveira, que investiga o caso, disse que a quadrilha, formada pelo dono e funcionários de uma fábrica de queijos, trabalhava em conjunto com motoristas de caminhões que buscavam leite de propriedades rurais e faziam o transporte até grandes laticínios da região.

De acordo com o delegado, para obter um preço de produção de queijo mais baixo, era retirado dos caminhões uma certa quantidade de leite, que seria desviada para a fábrica de queijos. A quadrilha então repunha a quantidade retirada com soro, misturado a soda cáustica e água oxigenada, extremamente nocivas.

Oliveira contou que a chamada Operação Longa Vida, semelhante a operação Ouro Branco realizada em Minas Gerais, teve início há dois meses após denúncias de pessoas que trabalhavam na área e conheciam o esquema. Até o momento, estima-se que mais de 2 milhões de litros tenham sido adulterados.

Com as prisões, foi encerrada a primeira fase da operação. Agora a polícia, junto com a Agência Sanitária, quer saber como o leite adulterado teria passado desapercebido pelos produtores de laticínio. A polícia também pretende verificar a existência de outros casos de adulteração.

Chico Anysio permanece internado em hospital do RJ/Agência Estado.

O comediante Francisco Anísio Paula Filho, o Chico Anysio, permanece internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, e seu quadro clínico permanece estável. Não há previsão de alta.

Segundo boletim do hospital, o humorista respira com a ajuda de aparelhos, permanece sedado, mas, segundo o médico que o acompanha, a medicação está sendo reduzida gradativamente. Anysio chegou ao hospital na última quinta-feira, 2, com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, onde foi detectada uma obstrução de artéria coronariana, foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período pós-operatório o paciente apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Aeroviários protestam perto do Aeroporto Tom Jobim/Agência Estado.

Aproximadamente 300 aeroviários - profissionais que atuam em solo, como mecânicos e pessoal de check-in - fazem uma manifestação desde o início desta manhã na Avenida 20 de Janeiro, que dá acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro. Eles reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

De acordo com a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, os funcionários paralisaram as atividades entre 5h e 8h. Duas horas depois, os manifestantes faziam uma caminhada na Avenida 20 de Janeiro. O protesto causa congestionamento ao longo da via, segundo informou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio). O órgão disse que a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão na região.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirmou que o ato não prejudica o funcionamento do aeroporto. Boletim da companhia aponta que das 42 partidas previstas até as 10 horas, duas (4,8%) sofreram atrasos e duas (4,8%) foram canceladas. Representantes da categoria participarão de uma nova reunião às 14 horas de hoje. Caso não haja acordo, os aeroviários ameaçam entrar em greve durante as festas de fim de ano.

Anúncio de segundo turno de eleição gera protestos violentos no Haiti/Da BBC Brasil.

Autoridades eleitorais do Haiti anunciaram nesta quarta-feira, 8, que o candidato governista Jude Celestin disputará o segundo turno da eleição presidencial com a ex-primeira-dama Mirlande Manigat. Segundo dados oficiais, Manigat teve 31% dos votos e Celestin, 22%. O cantor pop Michel Martelly obteve 21% e ficou fora da disputa.

Violentos protestos foram registrados na capital, Porto Príncipe, logo após o anúncio dos resultados. Muitos observadores estrangeiros afirmaram ter havido irregularidades na votação do dia 28 de novembro. Doze dos 18 candidatos, incluindo Manigat e Martelly, acusaram o presidente René Préval de favorecer seu candidato, Celestin. O segundo turno será realizado no dia 16 de janeiro.

Segundo relatos locais, o clima nas ruas da capital ficou tenso. Tiros puderam ser ouvidos perto do restaurante no qual os resultados foram anunciados, no bairro de classe média alta Petionville. Após o anúncio, barricadas com pneus em chamas foram montadas perto do restaurante e simpatizantes de Martelly atiraram pedras em adversários.

Explosão em mina deixa 26 mortos no centro da China
Agência Estado/Associated Press.

Uma explosão em uma mina de carvão no centro da China matou 26 mineiros, disseram hoje funcionários. As autoridades afirmaram que os mineiros continuaram trabalhando apesar de uma ordem para interromper a produção. A explosão ocorreu na noite de ontem em uma mina na província de Henan, no condado de Mianchi, disse um funcionário identificado apenas como Li, da Administração de Segurança das minas de carvão de Henan. Vinte mineiros conseguiram escapar, segundo ele.

Uma investigação policial está em andamento no caso, informou a agência estatal Xinhua. A maioria dos acidentes do tipo ocorre por faíscas ou chamas que entram em contato com metano ou outros gases. A mina pertencia à Juyuan Coal Industry, uma subsidiária da estatal Yi Ma Coal Industry Group. Havia uma ordem para que a mina interrompesse suas operações, segundo a Xinhua. Não estava claro, porém, o motivo de a mina ainda estar funcionando no momento do acidente.

Em outro acidente ontem, um túnel de uma mina de carvão ruiu na província de Liaoning, no nordeste do país, deixando quatro mineiros mortos, segundo a Xinhua, que citou autoridades locais. Três homens conseguiram escapar da mina. As minas de carvão da China são as mais perigosas do mundo, com milhares de mineiros mortos todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário