Trabalhadores do Le Parc protestam contra morte de colegas
(Karoline Meira).
Operários e membros do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom) realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (10), no Le Parc, na Avenida Paralela, contra a morte de dois colegas que morreram após despencarem junto com uma grua do canteiro de obras do local.
Os trabalhadores vão entregar um documento aos donos da empreiteira Tecnotrave, contratada pela empresa principal Austrália (a mesma Andrade Mendonça), responsável pela obra, cobrando mais segurança para os operários e a construção de uma passarela próxima ao condomínio, para evitar acidentes de trânsito na região.
O canteiro de obras foi fechado ontem (09) pela empresa e hoje os cerca de cinco mil operários devem retornar ao trabalho.
O acidente
O acidente aconteceu na última quarta-feira (08). Roberto Robson e Leandro Marcos Cardoso, 27 anos, desmontavam o equipamento, caíram do alto de um prédio de 16 andares e morreram esmagados nas ferragens. Um terceiro trabalhador, Adilson do Nascimento, que estava no solo, viu a grua despencar e correu para tentar se salvar, mas teve a perna esquerda quebrada.
Evento comemora os 45 anos da Administração no Brasil/Adailton Reis.
O CRA-Ba promoveu ontem (09), no Centro de Convenções de Salvador, uma conferência para o homenagear os 45 anos da Administração e o dia do Administrador. Na solenidade que teve como tema: “O papel do Administrador na Administração Pública e Política do país”, a presidente do CRA-Ba, Tânia Mª da Cunha Dias falou sobre a contribuição do CRA fundada na década 60 na Bahia e explanou sobre o perfil do bom gestor no mundo moderno e futuro. O Administrador e radialista Mário Kertész foi o conferentista onde recebeu o troféu “ADMINISTRADOR EMÉRITO 2010”, pelos seus 45 anos também de atuação na área. Emocionado, Kertész começou a sua apresentação chorando, onde foi aplaudido pelo público presente. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, com cursos de pós-graduação na Espanha e na França, Mário falou sobre sua trajetória como empresário e político.Na vida pública como chefe de gabinete da Secretaria de Finanças do Governo da Bahia. Além disso, o Administrador foi prefeito de Salvador por duas vezes. Há 15 anos, dedica-se ao radiojornalismo na Bahia. O auditório do teatro Yemanjá estava lotado de profissionais, estudantes, além de jornalistas que foram prestigiar a solenidade. A entrada foi um 1kg de alimento não perecível.
Parada Gay pede o fim da homofobia
(Cristiane Flores).
O centro de Salvador vai ser palco de muita irreverência, mas também manifestações contra a homofobia. Trata-se da 9º Parada de Orgulho Gay da Bahia realizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) no próximo domingo. Como acontece em todos os eventos é escolhido um tema com objetivo de chamar atenção da sociedade e os governos, este ano, o tema escolhido foi “Homofobia, Fora Daqui! Uma Bahia sem homofobia, racismo e machismo é possível”, pois de acordo com dados do GGB no Brasil foram assassinados 198 homossexuais em 2009, na Bahia 25 homicídios com gays, lésbicas e travestis.
O palco principal da 9º Parada Gay da Bahia vai ter uma programação extensa e diversificada para todos os gostos. As atrações começam às 11h com um elenco de shows performáticos com atores transformistas. Eles só saem do palco quando a Parada começa a sua evolução às 15h. Simpática à causa a primeira dama Fátima Mendonça, que participou do evento em 2002 vestida de Frida Kahlo, vai ser a Madrinha da nona Parada Gay.
A grande novidade deste ano vai ser um trio voltado para a terceira idade. Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, afirma que “É preciso ver a cara dessas pessoas, muitos homossexuais idosos se recolhem com medo do preconceito, mas vários estão na luta combativa e diária”.
Para viabilizar a realização da 9º Parada de Orgulho Gay, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador/SETIN), realiza alterações no tráfego de veículos, na área central de Salvador, no período entre amanhã e domingo. Das 22h do sábado até 23h de domingo, estará interditado tráfego de veículos no Largo do Campo Grande trecho da lateral do Hotel Tropical da Bahia, em ambos os lados, com proibição do estacionamento de veículos a partir das 20h deste sábado. Em frente ao Teatro Castro Alves, a interdição do tráfego de veículos começa às 22h de amanhã até às 23h40 do dia 12. A alternativa para os veículos que costumam trafegar por estes trechos interditados é o Largo do Campo Grande, Rua Araújo Pinho, Rua Dr. Augusto Viana, Rua João das Botas.
A partir de 12h deste sábado até 23h de domingo, estará interditado o tráfego de veículos nas seguintes vias: Rua Forte de São Pedro, Av. 7 de Setembro (Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto, Av. 7 de Setembro (Passeio Público).
Os veículos que trafegam pela Ladeira da Montanha terão como opção de tráfego: Av. Lafayette Coutinho (Av. Contorno), Rua Banco dos Ingleses, Largo do Campo Grande.
Está proibido estacionamento de veículos a partir das 23h de amanhã na Rua Forte de São Pedro, Avenida 7 de Setembro (Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Rua
Senador Costa Pinto, Avenida 7 de Setembro (Passeio Público).
A Transalvador assegura o acesso aos residentes e/ou domiciliados nas vias interditadas, mediante comprovação de endereço através de documento do veículo e/ou contas de telefone, água, energia elétrica. O tráfego voltará à normalidade tão logo a Limpurb conclua o serviço de limpeza.
Paciente reclama do atendimento no Menandro de Farias; Sesas nega problemas/ Fonte: Site Política Livre/ Portal Fala Cidadão.
Uma leitora do Política Livre entrou em contato com este site relatando diversos problemas que teriam ocorrido ontem no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. Ela afirmou que chegou às 9h no hospital com sua mãe que estava desmaiada e com a glicemia alta, segundo medição feita por ela mesma em sua residência. Ainda de acordo com o relato, o médico teria receitado seis aplicações de insulina, sem ter feito nenhum exame preliminar, e falado mal da estrutura do hospital responsabilizando o governo estadual por isto. Esta mesma leitora disse que há dois meses tinha ido ao Menandro de Farias por causa da internação de um irmão e tinha visto diversos monitores na emergência do hospital. Monitores estes que, segundo ela, não se encontravam mais lá.
Às 16 horas, após sua mãe ter sido liberada pelo médico do turno vespertino, ela decidiu levá-la para o Hospital Roberto Santos, onde ela está até agora, depois de ter sido examinada por um médico clínico e uma neurologista. O Política Livre entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) que buscou informações do Menandro de Farias. Segundo a assessoria da secretaria, a diretoria do hospital negou que os monitores tenham sido removidos da emergência e que não haviam sido registradas queixas anteriormente em relação ao médico que estava de plantão naquele horário. Apesar disto, a diretoria do Menandro declarou que entrará em contato com o médico para mais informações. (Thiago Ferreira)
Operação da PF cumpre 26 mandados de busca e apreensão em Salvador/A Tarde On Line e Agência Estado.
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (10) 26 mandados de busca e apreensão em Salvador. A ação faz parte da Operação Cone, formada por 122 agentes federais, 56 auditores da Receita Federal e o Ministério Público Federal, em combate à organização criminosa chamada de "Conexão Nordeste", suspeita de introduzir produtos eletroeletrônicos e de informática, de origem americana, de forma irregular no Brasil. Entre as mercadorias estão peças de aeronaves, smartphones e notebooks.
Segundo comunicado da Polícia Federal, as investigações dão conta da prática de crime de descaminho contra a ordem tributária, quando há sonegação fiscal de mercadorias que são importadas e exportadas. Na "Conexão Nordeste", os criminosos fariam a importação de mercadorias visando iludir o fisco no todo ou em parte.
A organização criminosa estaria ocultada por meio de uma empresa sediada em Miami, nos Estados Unidos, que seria responsável por dar aparência legal às importações feitas do território americano com notas fiscais falsas. Há suspeita, também, de que o grupo praticava subfaturamento nas transações.
De acordo com informações da Receita federal, o dano ao Estado não está restrito ao campo tributário. "Além das perdas aos cofres públicos, tem-se um incentivo à prática da concorrência desleal, visto que essas empresas conseguem colocar seus produtos no mercado nacional a um preço mais competitivo, causando um incalculável prejuízo social", informou o órgão em nota.
Além dos 26 mandados de busca na Bahia, estão sendo cumpridos mandados nos estados de São Paulo e Espírito Santo. A Polícia Federal informou que, por ser realizada em sigilo, ainda não serão divulgados detalhes da Operação Cone.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário