Barraqueiros se reúnem hoje com o prefeito de Salvador/Redação CORREIO.
Uma reunião está marcada para hoje, às 10h, no Palácio Thomé de Souza, entre o prefeito João Henrique, assessores de órgãos públicos e representantes dos barraqueiros. Segundo a Secretaria de Comunicação, o grupo vai discutir alternativas às barracas que serão apresentadas, na quarta-feira, ao Ministério Público. A reunião ocorre logo após a ida do prefeito a Brasília, onde conversou com membros do governo federal sobre o impasse envolvendo a orla de Salvador.
Confronto entre policiais e ladrões de banco deixa cinco mortos em Simões Filho/A TARDE On Line*
Cinco homens ainda não identificados foram mortos durante uma troca de tiros com policiais civis e militares, na noite desta quarta-feira, 1º, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), os rapazes, que faziam parte de uma quadrilha especializada em roubos a bancos, estavam fortemente armados e se preparavam para assaltar uma agência bancária na região, quando foram surpreendidos pelos policiais.
Por volta das 21h20, os cinco homens deram entrada já sem sinais vitais no Hospital Eduardo Alencar, em Simões Filho. Ainda segundo a polícia, além das cinco mortes, houve prisões dos demais componentes da quadrilha. O saldo das prisões e os números da operação serão apresentados pelo secretário de Segurança Pública, César Nunes, nesta quinta-feira, 2, em horário ainda indefinido.
Chacina em Itajuípe: Autores são condenados a mais de 100 anos de prisão/Eric Luis Carvalho/A Região.
O Tribunal do Júri em Itajuípe que julgou nesta quarta-feira (1) os acusados de matar três mulheres e duas crianças há três anos em um sítio no município, condenou os réus, após mais de 12 horas de audiência.
A maior pena foi aplicada a Anderson Gonçalves dos Reis, que era amigo das vítimas.Ele foi condenada a 102 anos e quatro meses de prisão. Já Alex de Paula Silva foi condenadado a cem anos e oito meses.
O julgamento ocorreu no fórum da Comarca de Itajuípe , presidido pela juíza Emanuele Leite Vita. José Américo Duarte, ex-funcionário da Petrobras, é acusado de ser o mandante dos crimes e irá a júri no próximo dia 15 de setembro. Ele nega relação com a chacina.
O Tribunal do Júri apontou divergências nas versões apresentadas pelos dois acusados e optou pelas condenações de ambos. Os dois homens teriam usado revólver, sacos, facas e enxadetes para matar as vítimas.
Anderson e Alex apontam José Américo como mandante dos crimes. A versão dos dois é de que José Américo estaria sendo chantageado pela amante Ediane Duarte. Ela saberia de supostos desvios e roubos praticados pelo acusado na companhia petrolífera Petrobras em Itabuna.
Com informações do A Região
NA chancina ocorrida em 2007, morreram Ediane Duarte e José Américo Júnior, as amigas Geiza Silva Santos e Leidilaura Santos e Pedro Henrique Cruz, filho de Geiza. José Américo e Pedro Henrique tinham, respectivamente, 5 e 3 anos de idade quando foram estrangulados e jogados num tonel cheio d´água.
“A Bahia é Muito Mais Verão Qualificação” será lançado em Lauro de Freitas
Lauro de Freitas se preparar para a Copa de 2014. Além da construção de uma Vila Olímpica para dar apoio às atividades da Copa e às Olimpíadas de 2016, e de reformas no setor viário, o município também está preocupado em qualificar os moradores para aproveitar o mercado turístico que se abre com o mundial. Diante disso, será lançado o projeto “A Bahia é Muito Mais Verão Qualificação”, iniciativa conjunta entre o Ministério do Turismo e a Secretaria do Turismo da Bahia, em parceria com Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e apoio da prefeitura de Lauro de Freitas. O lançamento será nesta quinta-feira (2), às 19h, na Escola Municipal Dois de Julho, Itinga.
O principal objetivo do projeto é a capacitação de profissionais que atuam no segmento turístico. O público-alvo são taxistas, monitores turísticos, policiais, comerciantes (formais e informais), baianas do acarajé, motoristas e cobradores de ônibus, barraqueiros de praias e trabalhadores de postos de combustíveis. A prefeita Moema Gramacho destaca que a preocupação do município com a qualificação de mão de obra é constante. Lauro de Freitas foi a quarta cidade do país que mais gerou emprego no ano passado. Foi a segunda na Bahia, depois da capital, em número de empregos gerados com carteira assinada. “Para dar conta da oferta de trabalho, é preciso que a nossa população se profissionalize e esteja bem capacitada para ingressar no mercado de trabalho”, destacou a prefeita.
Para que os profissionais estejam afiados para interagir com os visitantes, no período da Copa de 2014, serão ensinadas noções básicas de Inglês e disciplinas como Qualidade no Atendimento, Higiene e Manipulação de Alimentos, Ética e Postura Profissional, Conscientização Turística, assim como Práticas de Relações Interpessoais. Na programação de lançamento do projeto “A Bahia é Muito Mais Verão Qualificação”, estarão presentes o secretário Estadual de Turismo, Antonio Carlos Tramm, a superintendente de Serviços Turísticos, Cássia Magalhães, a Pró-Reitora da UNEB, Adriana Marmori, e o secretario Municipal de Educação, Paulo Aquino.
Interessados em participar dos cursos podem fazer a inscrição nas escolas de Cadetes Mirins do centro e Portão, Santa Júlia e Solange Coelho, em Itinga, Edvaldo Boaventura, em Areia Branca, Escola Vida Nova, no terreiro Ajagunã, em Areia Branca, e Bankoma, em Portão. As atividades de treinamento e qualificação serão de responsabilidade do Colegiado do Curso de Turismo e Hotelaria da Uneb e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Manifestação em prol do rio Joanes
Um grande manifestação popular tendo como bandeira a defesa do rio Joanes, promete tornar a data comemorativa ao Sete de Setembro (próxima terça-feira) na região de Lauro de Freitas, bem diferente dos anos anteriores. Coordenado pela organização Rio Limpo (Oscip) e Colônia de Pesca de Buraquinho, o movimento pretende chamar a atenção das autoridades locais e órgãos ambientalistas para a crescente contaminação do rio decorrente dos crescentes e ininterruptos despejos de poluentes.
O Joanes vive hoje uma situação de desolamento. Em alguns trechos o rio parece agonizar, tamanho é o estado de degradação de suas águas, o que provocou o desaparecimento dos pescadores e marisqueiras, que tinham na atividade sua principal fonte de renda ou de complementação do orçamento familiar. Os efeitos da poluição têm produzido resultados devastadores e só fizeram agravar a precária condição social das populações ribeirinhas – estima-se que cerca de 500 famílias viviam da pesca – que ainda têm que conviver com problemas de saúde decorrentes do alto grau de contaminação do rio. Em alguns trechos sua água está mais escura, fede, parece empossado, sem viço, sem nutrientes, coberto de baronesas, como estivesse em estado terminal.
Os moradores mais velhos, pescadores e líderes comunitários atribuem esta situação ao descaso do poder público, pela inexistência de uma fiscalização mais rigorosa e uma gestão ambiental mais eficiente que pudesse inibir os agentes agressores e, assim, impedir o desaparecimento das matas ciliares, dos manguezais e de quase todas as espécies vivas que um dia habitaram o rio.
Sem fins políticos, a manifestação da próxima terça-feira terá início às 9h30min., nas proximidades do Terminal Turístico de Portão, devendo contar com a participação de dezenas de embarcações que se concentrarão nas imediações da ponte (quase em frente à Pizza Hut). A coordenação do movimento se mobiliza para atrair o maior número possível de participantes, principalmente pescadores, populações ribeirinhas, associações de bairro, pequenos e grandes empresários, estabelecimentos hoteleiros e moradores e síndicos de uma infinidade de condomínios existentes no litoral norte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário