Eleitor deve ficar atento para não votar em candidatos fantasmas/Publicada: 10/09/2010 07:30/Atualizada: 10/09/2010 07:06/Agência Brasil.
As campanhas eleitorais estão a pleno vapor para o eleitor não esquecer seu candidato na hora de votar. Entretanto, nem todos que começaram a campanha como candidatos chegarão ao dia 3 de outubro nessa condição. Decisões judiciais, desistências e falecimentos são algumas situações que podem tirar os atuais concorrentes das urnas, e cabe ao eleitor ficar atento para não desperdiçar seu voto.
Nas eleições de 2008, 6,3% dos 379,8 mil candidatos que pediram registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram considerados inaptos, e, dessa forma, não puderam ser eleitos. Dentro desse grupo estão casos como cancelamento de registro antes de julgamento, desistência, falecimento, inelegibilidade, não conhecimento ou rejeição do pedido de registro e cassação (quando o registro é liberado e depois cancelado por decisão judicial).
No ano em que a Lei da Ficha Limpa entrou em vigor, muitas candidaturas podem ser barradas perto do pleito e essa eliminação corre o risco de não chegar às urnas. Isso porque cabe aos tribunais regionais eleitorais abastecerem as urnas com os dados dos candidatos – a chamada carga – e cada estado tem um calendário próprio. Caso a carga tenha sido feita antes de decisão judicial que impediu determinada candidatura, o nome do político poderá constar na urna no dia da votação.
O TSE informa que, até agora, não há previsão de os mesários orientarem eleitores sobre candidatos que existem na urna, mas não estão mais na disputa. Se o eleitor votar em um político nessa situação, o voto será considerado nulo.
Segundo o TSE, até a véspera do dia da votação, os candidatos a presidente, governador e senador podem ser substituídos caso fiquem inaptos por algum motivo. Neste caso, se a carga já tiver sido feita pelo tribunal, o novo candidato concorre com foto, nome e número do candidato antigo. No caso da disputa para deputados federais, estaduais e distritais, a substituição não pode mais ser feita.
*Comentários do radialista Adailton Reis:
- Sobre a ausencia dos políticos em seu cargos atuais, uma vez que estão concorrendo outros cargos públicos nesta eleição. São inumeras faltas, onde vários projetos e sessões não adiados por falta de Quorum, por conta da campanha eleitoral.
-O Dever de cada esfera dos poderes Execultivo e Legislativo: São eles: Deputados estadual e federal; Senador; Governador e Presidente.
Confira a agenda dos presidenciáveis desta sexta (10)
(Agência Brasil).
DILMA ROUSSEFF (PT): Não confirmou agenda para esta sexta-feira (10).
IVAN PINHEIRO (PCB): Cumpre agenda em Fortaleza. Às 9h, concede entrevista coletiva na sede do partido. Às 11h, participa de encontro nacional de estudantes no Campus do Itaperi. Depois (13h), almoça com candidatos, dirigentes e militantes do partido do Ceará. Às 14h, embarca para o Rio de Janeiro.
JOSÉ MARIA EYMAEL (PSDC): Visita três cidades mineiras. Às 9h30, em Betim (MG), toma café da manhã com vereadores, na Câmara Municipal. Em seguida, faz caminhada pelo centro da cidade. Às 13h, em Sete Lagoas (MG), dá entrevista para a rádio local e visita um comitê de campanha. Depois, em Belo Horizonte, participa de caminhada pelo bairro Céu Azul, às 16h. Na sequência (18h), o candidato embarca para São Paulo.
JOSÉ SERRA (PSDB): Participa de sabatina do jornal O Globo, às 11h, no Rio de Janeiro. À tarde (14h), faz caminhada em São Gonçalo (RJ), partindo da Praça do Relógio.
LEVY FIDELIX (PRTB): Cumpre agenda em São Paulo. Às 9h, grava para programa na internet. Depois, ao meio-dia, almoça com membros da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis) em São Paulo. Às 15h, se reúne com os 27 presidentes regionais do PRTB e, às 19h, faz caminhada na região do M´Boi Mirim.
MARINA SILVA (PV): Estará hoje à tarde em Campinas (SP) onde, às 14h, visita uma empresa que atua no campo de energia renovável e, às 14h30, concede entrevista coletiva. Às 15h30, visita um comitê domiciliar de campanha, no Jardim Petrópolis. Depois, às 17h, faz caminhada pela Rua 13 de Maio, e às 18h, bate papo com eleitores no Largo da Catedral.
PLÍNIO SAMPAIO (P-SOL): Faz panfletagem na porta do Banco Central, às 11h30, em São Paulo. Às 15h, grava programa para o horário eleitoral gratuito.
RUI PIMENTA (PCO): Não informou agenda.
ZÉ MARIA (PSTU): Grava entrevista para a Rede TV, às 10h, em São Paulo. Depois tem compromissos internos de campanha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário