quarta-feira, 16 de março de 2011

Notícias Laurofreitenses!

Morre garoto atingido por tiro na cabeça em atentado/A Tarde On Line*


Foi confirmada, por volta das 9h desta terça-feira, 15, a morte do garoto Paulo Vitor Souza dos Santos, de 6 anos, atingido por um tiro na cabeça durante um atentado na noite de segunda, 14, na cidade de Lauro de Freitas. Os familiares, entretanto, ainda não definiram o local e horário de sepultamento do menino, por problemas com documentação.

De acordo com informações de agentes do posto da Polícia Civil do HGE, o boletim médico da criança informou que o garoto já deu entrada no hospital sem sinais vitais. No entanto, o boletim necropsial que confirmou a morte do menino só foi divulgado às 9h.

O crime aconteceu no final da noite de segunda no Conjunto Vida Nova, em Lauro de Freitas, quando dois homens encapuzados invadiram a casa onde o garoto dormia com a mãe, Gabriela Souza dos Santos, de 35 anos, e efetuaram vários disparos.

Gabriela foi atingida na cabeça, no tórax e na perna esquerda e foi internada em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), onde deu entrada junto com o filho à 0h52 desta terça. Nesta tarde, ela passou por cirurgia e passa bem. Gabriela está na enfermaria da unidade de saúde em processo de recuperação.

Ainda não há informações sobre possíveis suspeitos do atentado.

Leia Mais:

Menino de 6 anos é morto no lugar da mãe/Silvana Blesa.

Paulo Vitor Souza dos Santos, de seis anos, foi assassinado na madrugada de ontem por dois homens que invadiram a sua casa e atiraram em sua mãe, a ex-garçonete Gabriela Souza dos Santos, de 35 anos, que ficou ferida na cabeça, tórax e perna esquerda. O garotinho, que dormia ao lado de Gabriela, foi atingido com um tiro na cabeça e não resistiu aos ferimentos.

O crime aconteceu por volta das 23 horas de anteontem, no Setor 3 do Caminho 6 do Conjunto Vida Nova, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Na residência, estavam a mulher e seus cinco filhos com idades que variavam de 4 a 14 anos. A garota mais velha acordou quando a porta dos fundos foi arrombada com pontapés e dois homens armados e com camisas enroladas na cabeça invadiram a casa e foram atrás da mulher, que também acordou assustada.

A jovem disse não ter visto os criminosos e só escutou os estampidos, mas o seu irmão de 12 anos que dormia na sala acordou quando a casa foi invadida e ouviu o que os criminosos diziam.

“Um deles chegou a dizer que não era a casa que procurava. Aí, o outro rebateu e disse que era sim. Depois, eles foram até o quarto em que a minha mãe dormia, ela acordou assustada e chegou a levantar para acender a luz, mas os matadores pediram para ela desligar e começaram a disparar vários tiros. Eu fiquei com medo e me enrolei com as cobertas e escondi o rosto para o canto da parede. Daí, eles saíram correndo dizendo que o serviço estava feito”, contou o adolescente, acrescentando que os marginais chegaram a apontar a arma para um de seus irmãos, mas não apertou o gatilho.

Mesmo ferida, a mãe gritou para a filha mais velha procurar socorro e que não deixasse o seu filho morrer. Paulo Vitor, que estava dormindo na hora, nem chegou a acordar. Os vizinhos foram despertados e acionaram a polícia e o Samu. Mãe e filho foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Gabriela passou por cirurgias e está fora de risco, mas o garotinho já chegou morto.

Feliz na escola
Mãe de sete filhos, Gabriela morava numa casa cedida pelo governo. Uma filha de 20 anos reside em outro bairro. Segundo a adolescente de 14 anos, o pai deles mora em Itinga e não ajuda nos custos da casa. Um tio deles é quem manda a feira para passar o mês. “Minha mãe trabalhava de garçonete em um bar, mas atualmente está desempregada. Não tenho ideia de quem possa ter praticado esse crime.

Ela não se envolvia com atos ilícitos e nem com pessoas erradas”, garantiu a filha. Os vizinhos também não sabiam dizer o motivo do ataque. Segundo eles, Gabriela é uma pessoa discreta e eles nunca ficaram sabendo nada de ilícito a seu respeito.

Na 23ª Delegacia, responsável pela área, os policiais não tinham maiores informações sobre o caso. Os agentes ressaltaram que estão aguardando uma posição da família para iniciar os depoimento e as investigações.

O irmão contou que Paulo Vitor havia iniciado os estudos pela primeira vez no Colégio Municipal Jardim Pitanga, no mesmo bairro, e que estava muito feliz. “Ele chegou pra mim e disse que hoje (ontem) iria aprender a escrever o próprio nome. E agora está morto. Ele era uma pessoa alegre e muito feliz”, afirmou. (SB)

Mulher é morta a tiros em Lauro de Freitas/A Tarde On Line.

Uma mulher foi morta a tiros na madrugada desta quarta-feira, 16, na casa onde morava, em Lauro de Freitas. Jubleique Santos Rodrigues, de 36 anos, teve a casa invadida por um homem, ainda não identificado, que a executou com vários tiros.

De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), Jubleique chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos.

A autoria e a motivação do crime ainda são ignorados. O caso é investigado pela 23ª CP (Lauro de Freitas).

Mostra fotográfica será aberta nesta quarta-feira/ Tribuna da Bahia.

Associação dos Artesãos de Lauro de Freitas (AALF) e a Divisão do Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo abrem, nesta quarta-feira (16) a mostra fotográfica O Artesanato de Lauro de Freitas, às 10h30, no terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. A mostra marca a passagem do Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, e o 5º Aniversário do Mercado de Artesanato de Lauro de Freitas. Além das fotos, os artesãos irão expor e comercializar seus produtos.

Quingoma festeja o padroeiro São José/ Tribuna da Bahia.

De quarta-feira a domingo, (16 a 20), a comunidade do Quingoma, em Lauro de Freitas, homenageia o padroeiro São José. Com o chamado “São José, o patriarca realizador do tema bíblico dos sonhos”, a paróquia Santo Amaro de Ipitanga realiza o tríduo para a festa nos dias 16, 17, 18, sempre das 19h às 20h. No dia 19, sábado, a comunidade sai em procissão pelas ruas do bairro, às 17h. Em seguida será celebrada a missa festiva. Já no dia 20, acontece o encontro do Samba de Roda Festejando São José, das 10h às 17h, com a participação dos grupos: Samba Raízes do Ipitanga (Simões Filho), As Marisqueiras, Samba de Roda Saia Rendada, de Areia Branca, e Samba de Roda Renascer, de Quingoma.

Cine-Teatro Lauro de Freitas comemora o marco da Poesia,Teatro e Circo


O Cine-Teatro Lauro de Freitas (CTLF) participa do Marco de Teatro e Circo, em março, com uma extensa programação homenageando a arte de representar. CTLF, Praça da Matriz, s/n, centro. Confira a programação.

Nos dias 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29, 30 e 31 de março - Oficina do Improviso, destinada a adolescentes e jovens a partir dos 14 anos, conduzida pelo ator e diretor teatral Roberto Sheyps. Das 15 as 17:00 h. Gratuita.


Dias 18 e 26 de março. 20 horas. Quatro Faces, Vários Atos e Muitos Versos. Recital poético performático. Apresentado por Adailton Reis, Cely Silva, Melk Mercury e Reijane Silva. Com direção musical do guitarrista Rodrigo Tavares e do percussionista Luís Cláudio Vassa. Classificação: 12 anos.

Dia 19 de março. 20 horas. Show musical “Andarilhos”. O show fala sobre o circo, a mulher, a vida sofrida do povo nordestino. Com o interprete Val Filho e os músicos e cantores David Nogueira e Filipe Cunha. Direção artística Val Filho e direção musical Filipe Cunha. Com a banda Nó de Nós. Classificação: 14 anos.


Espanhol que matou taxista em motel vai a júri popular

O espanhol Francisco Ramiro Ferreiro Espasadim, autor de um crime brutal cometido em 1984 contra o taxista Zigomar Albuquerque do Sacramento – morto por espancamento no Motel Vips, em Lauro de Freitas, por ter escrito na parede de um apartamento a letra “Z” –, será julgado no próximo dia 31, às 8h30, na 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Salvador.

O réu, que foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima), ficou foragido por mais de vinte anos, sendo preso no aeroporto internacional do Rio de Janeiro em dezembro de 2008, quando tentava embarcar para a Espanha. O júri popular será presidido pelo juiz José Vilebaldo Freitas Pereira, e os promotores de Justiça Antônio Luciano Assis e Davi Gallo Barouh atuarão na acusação.

Segundo a denúncia apresentada pelo MP em 18 de março de 1985, o crime aconteceu em 30 de setembro de 1984, quando Zigomar Sacramento e sua esposa Edina Sacramento foram comemorar o aniversário de casamento no Motel Vips. Por volta das 14h30, quando pretendia sair, o casal foi impedido porque a camareira havia identificado e informado à portaria que o cliente havia escrito na parede do apartamento a palavra “Zigom” e a letra “Z”.

O “problema” foi informado a Francisco Espasadim, que, por sua vez, chamou o outro gerente do motel, o também espanhol Isauro Gerpe. Chegando ao local, Isauro desferiu dois golpes com um porrete contra Zigomar, atingindo-o na cabeça e nos ombros. A vítima correu para o interior do motel, sendo perseguido por Francisco, que, sacando um revólver, tentou mas não conseguiu dispará-lo contra Zigomar. Os denunciados trancaram a vítima no apartamento nº 315, onde também foram obrigados a ficar trancados a camareira, um garçom e o cozinheiro do motel. Enquanto isso, a esposa de Zigomar foi espancada e trancada no escritório e depois no depósito do estabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário