quinta-feira, 3 de março de 2011

Notícias Laurofreitenses

Lauro de Freitas implanta políticas públicas de combater ao racismo/Tribuna da Bahia.

Em homenagem aos negros mortos no Levante Malê, a prefeitura de Lauro de Freitas realizou seminário sobre Racismo Institucional e deu posse ao recém criado Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPI), o quarto implantado no Estado. “Ao longo de 511 anos se construiu a idéia de que política tem de ser feita para poucos. Precisamos batalhar para quebrar este paradigma. A dívida com nosso povo é muito grande” – ressaltou o secretário municipal de Governo, Ápio Vinagre, ao empossar os 28 conselheiros.

A Ekedi Sinha, Gersonice Azevedo Brandão, representou a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros: “Ela me pediu para parabenizar os novos integrantes do Conselho. Estamos aqui juntos em prol da melhoria do nosso povo, em benefício da igualdade racial”. Para o superintendente do Suppir, Eriosvaldo Menezes, o Conselho “representa a maior interação entre o poder público e a sociedade civil, e vem nos ajudar a implantar as políticas mais apropriadas”.

A prefeita Moema Gramacho destacou a importância de se combater as doenças que mais atingem a população negra, que representa por 85% dos habitantes do município. “Não queremos que as estatísticas sejam frias, mas que nos ajudem a alcançar, a partir destas informações, não apenas a igualdade, mas a reparação”. Moema, que esteve no Senegal em fevereiro, defendeu parcerias com países africanos.

Saúde do povo negro

O seminário “Enfrentamento do Racismo Institucional na Saúde, Perspectiva Histórica”, abriu o projeto “Qual sua cor? Qual sua raça? O racismo institucional na saúde”, curso que será ministrado pelo Ceafro/UFBA aos profissionais de saúde do município. “Existem pessoas que precisam rever as práticas. Aqui não tem nem culpados nem acusadores. O que queremos é fazer a discussão” – explicou a socióloga Vilma Reis, professora da UNEB, presidenta do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) e integrante do Programa de Educação para a Igualdade Racial da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

De acordo com coordenador municipal de Saúde para População Negra, Anderson Mota, a discussão demonstra o reconhecimento do problema. “Coloca em pauta algo tido como inexistente. As pessoas discriminam e são discriminadas sem saber”. Para melhorar o atendimento nos serviços de saúde da rede municipal, será avaliado o perfil de pacientes. “Nossa tarefa na saúde, neste primeiro momento, é saber a realidade da população negra” – explicou Mota.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão, também destacou a iniciativa pioneira em reconhecer o preconceito dentro dos órgãos públicos. “Negar que existe o racismo é querer fechar os olhos. A gente precisa ter coragem para mudar isso, porque somos todos iguais”. O tema foi abordado também pela professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e ex-coordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra de Salvador, Denize Ribeiro.

Levante Malê

No final da tarde, flores e fogos iluminaram o céu na homenagem aos negros muçulmanos dizimados às margens do rio Joanes em 1814. A revolta dos escravos muçulmanos, movimento precursor da Revolta dos Malês, em 1835, é um dos acontecimentos históricos mais importantes de Lauro de Freitas. Segundo o historiador Gildásio Freitas os escravos do Levante Malê foram assassinados pelas tropas do governo e pela milícia da Casa da Torre de Garcia D''Àvila. No episódio, pelo menos 50 negros muçulmanos foram mortos. Outros se enforcaram e alguns presos, torturados e assassinados dias depois.

Orgãos se mobilizam para preservar o rio Joanes/Café com Notícias.

Um dos temas mais discutidos na última reunião da Sociedade Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico – SALVA, foi diagnosticar o grande problema que existe na área de preservação ambiental do Vilas do Atlantico.

Jonas Tomás dos Santos (Mestre Touro), é o presidente da colônia de pescadores das proximidades do rio Joanes, onde deságuam vários rios e afluentes entre eles o rio Sapato e o rio Ipitanga.

O rio Sapato tem sete quilometros de extensão e deságua na foz do rio Joanes, o rio Ipitanga que é o principal afluente do rio Joanes sua extensão linear é de trinta quilometros. O rio possui três barragens, Ipitanga I, II, III, essas barragens contribuem para o abastecimento público e industrial de diversas localidades.

Há vários anos já foram realizados visitas técnicas por especialistas, ongs, autoridades e membros do governo estadual e municipal. Quase todos os veículos de comunicação do municipio publicaram matérias sobre o assunto. Instituições como Rotary Club, Lions Club, ASMEB, Clube dos Desbravadores, Projeto Doutores da Natureza da Escola Solange Coelho, o Departamento de Gestão Ambiental – DGA, representantes do Institudo do Meio Ambiente – IMA, OSCIP RiO Limpo e a APA Joanes Ipitanga já se manisfetaram em prol da preservação desses rios. E até o momento o rio sofre com sérios problemas, principalmente de poluição.

Em Lauro de Freitas: Os ônibus circularão 24 horas no período do Carnaval/Agenda Lauro.
 No período de Carnaval, 4 a 8, serão colocados mais de 25 veículos nas linhas que ligam Lauro de Freitas a Salvador. Os ônibus circularão 24 horas. A decisão é resultado das reuniões entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Agerba, Empresa Metropolitana, Transalvador. Lauro de Freitas é o primeiro município a adotar esta iniciativa. Todo esse esquema terá cobertura da Polícia Militar. Confira abaixo as linhas de ônibus.

Vejam as Linhas:

LAPA- 0850- Itinga x Lapa via Cardeal da Silva, ladeira do hospital Santo Amaro, Calabar. (odm) 24:00)

0855-Itinga x Lapa via Garibaldi, Calabar Lapa (btu 24:00.)

0846- Lauro de Freitas x Lapa via Largo do Caranguejo, Garibaldi, Calabar (Costa Verde 24h)

0883- Portão x Vida Nova, Lapa Garibaldi, Calabar, (btu 24:00)

Vida nova x Lapa via Garibaldi, Calabar às 00:00(btu)



PRAÇA DA SÉ - 0840- Vilas do Atlântico x elevador Lacerda Garibaldi. Vale do Canela, Praça da Sé Costa verde 24h

0842- Vilas do atlântico x elevador Lacerda, Garibaldi, vale do Canela, Praça Sé: Dois de julho 24h.



TERMINAL DA FRANÇA- 0852-Itinga x Terminal da França, Comércio, via Vale do Canela. (odm: 24h)

0883-Vida Nova x Terminal da Franca, Comércio Vale do Canela (btu 24h

0858- Lauro de Freitas x Terminal da França, Comércio: via Vale do Canela. (via nova 24h)

0858- Kartódromo x Terminal da França, Comércio, Vale do Canela (via nova 24h)

0860-Portão x Terminal da França via Sete Portas, Comércio, Vale do Canela. (Costa Verde 24h

Lauro de Freitas x Terminal da França via Stiep, Vale do Canela (Dois de julho 24h)



LAPA VIA VASCO - 0883- Portão x Lapa Vasco da Gama 0824-Areia Branca x Lapa, Comércio (horário normal)

0883-Vida nova x Lapa via Vasco da Gama (horário normal)

Linhas no período do carnaval horário normal.

0852-a Itinga x Ribeira via Luiz Eduardo horário normal (odm)

Itinga x Praia do Flamengo horário normal (odm)

0882 - Itinga x Terminal da França horário normal 00:00 (btu)

0881- Itinga x Itaigara horário normal 23:00 (btu)

0824- Areia Branca x Lapa até às 00h00 (btu)

Portão x Praia do Flamengo (via nova horário normal)

Carnaval em Lauro de Freitas começa na sexta/Agenda Lauro.

Cada ano mais animado, o Carnaval de rua em Lauro de Freitas já é apontado como alternativa a quem quer brincar com mais tranqüilidade. A folia começa na sexta-feira (4) e vai até a quarta-feira (9), quando, às 17h, o Bankoma faz o arrastão em agradecimento ao povo de Portão.

Com o tema Muxima Ua Uembu-Bankoma Coração de Brandura, o bloco Bankoma desfila quinta-feira (3), às 21h, e sábado (5), às 22h, no Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador. O bloco leva para as ruas da capital a história de mulheres guerreiras com o coração brando, que tiveram a vida marcada nas lutas pela sobrevivência do seu povo.

O Bloco Afro Bankoma nasceu das Oficinas de Arte Educação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Portão, e tem levado temas cosmológicos para o carnaval, implementando ações artísticas, lúdicas, pedagógicas e de pesquisa com jovens das comunidades tradicionais de matriz africana, buscando reafirmar valores fundamentais na cultura negra.

Na produção para a apresentação, o Bankoma proporciona trabalho e renda para a comunidade nas atividades socioculturais desenvolvidas na Associação São Jorge. Na quarta-feira, 9, em Portão, o Bankoma encerra o festa momesca com o arrastão no bairro, às 17h para homenagear a todos que contribuiram para o sucesso do bloco.

Lauro de Freitas divide com Salvador outros dois blocos: o Atikum e o Zambiã. Oriundo de Portão, o bloco Atikum se apresenta no Carnaval de Salvador na sexta-feira, 4, no circuito Batatinha (Pelourinho), às 17h. Na segunda-feira, 7, acompanha a mudança do Garcia a partir 9h.

O termo Atikum significa “Pele Forte”, que expressa a cultura negra do município. Com o tema “Bahia de todas as Áfricas”, a entidade faz um trabalho sócio educativo por meio da percussão com os jovens de Portão.

A camisa do bloco pode ser trocada por 2 kg de alimentos não perecíveis, na Loja de Confecções Banho de Mar (Praça de Portão). O bloco Zambiã, de Itinga, animado pelas Meninas do Zambiã, também participa da festa no circuito Batatinha na sexta-feira, 4, às 19h15 e no domingo, às 17h30.

Lauro de Freitas

Em Lauro de Freitas, a folia começa na sexta-feira, 4, com o desfile dos blocos Jeepé 4x4 na Paleta, Jacaré Solteiro e Som na Mala a partir das 15h. A novidade deste ano é a participação do Cortejo Afro, comandado por Gerônimo, que desfila às 19h, na Praça da Matriz.

No sábado, 5, a festa de rua será tomada pelo 5º Concurso de Máscaras Carnavalescas, um resgate da tradição dos caretas que saíam pela cidade neste período. A Tradição Água Dura e Os Sungas saem em seguida. No domingo, As Metralhadas e Misto Quente fazem a festa nas ruas do Centro, às 15h. O Arrastão do Samba e O Jeguinho desfilam na segunda-feira, também às 15h. Já o bloco Junto e Misturado fecha a folia no Centro, na terça-feira, às 15h.

Grupo Fuscão & Samba no Carnaval!
*Sai na Sexta e no domingo de carnaval no circuito Batatinha ás 18h. A camisa pode ser adquirida na  SEDE no Fazendão no bairro de ITINGA-LAURO DE FREITAS(BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário