segunda-feira, 14 de março de 2011

Notícias Laurofreitenses!

Polícia encontra corpo de homem em decomposição no município de Lauro de Freitas / Segurança/Redação CORREIO.

Um homem foi encontrado em estado de decomposição neste domingo (13) na Rua Direta Kingoma, Capelão, município de Lauro de Freitas. Segundo informações da Central de Polícia, o homem, ainda não identificado, foi encontrado próximo a um criatório de cavalos e de um campo de futebol.

A 23ª Delegacia (Lauro de Freitas) que investiga o caso, informou que o corpo da vítima já foi removido do local para o Instituto Médico Legal (IML). De acordo com agente, somente no IML, a vítima poderá ser identificada já que o estado de decomposição é avançado.


Pela madrugada: Residência dá show e moradores não dormem em Ipitanga, Lauro de Freitas/Denúncias de Moradores do local.

A Rua José Barbosa dos Reis, em Ipitanga, Lauro de Freitas, virou "a rua das casas de shows". Na semana retrasada, sábado, dia 26/02, uma residência festejou em alto som até às 5h da matina. Talvez devido à impunidade e aos telefones disponibilizados pela prefeitura, mas que de nada adiantaram, outra residência resolveu aderir na noite de ontem, dia 11/03.

Seguindo a orientação da Prefeitura de Lauro de Freitas, um morador ligou às 11h20 para o celular nº 9656-9382, do outro lado, alguém disse que as equipes de fiscalização teriam sido recolhidas por já terem visitado os "pontos críticos". Após insistência do morador, o suposto funcionário garantiu que iria visitar o local no prazo de 30 minutos. Como o som ainda persistia o morador ligou novamente 1h da manhã para o mesmo celular que só dava caixa. Acredita-se que, ou o "fiscal" foi dormir bem longe do barulho ou foi à festa, mas não conseguiu ser ouvido.

Segundo se sabe a tolerância para som em áreas residenciais é até às 22h, mas esta festa, na Rua José Barbosa dos Reis, foi acabar quase 2h da manhã. Seria o "fuso" de Lauro de Freitas que é diferente ou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, responsável por este tipo de fiscalização, é que está confusa?

No sábado, dia 12/03, Ipitanga recebe Ziggy Marley... a Prefeitura, certamente, autorizou o show. Os moradores pedem que, pelo menos, a mesma prefeitura disponibilize telefones que sejam atendidos e equipe de fiscalização mais atuante, para o caso de som alto após as 22h.


Prefeitos articulam demolição em Lauro/Tribuna da Bahia.

O prefeito de Salvador, João Henrique, e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, definiram ontem, em reunião no Palácio Thomé de Souza, a atuação coordenada das duas administrações e a necessidade de cuidados técnicos para o cumprimento da decisão judicial de retirada de 42 barracas da praia de Ipitanga.

A área onde estão as construções é ordenada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, que licenciou os empreendimentos e presta os serviços públicos, mas foi confirmada pela Justiça como pertencente a Salvador. Na reunião, ficou definido que a prefeita Moema Gramacho continuará coordenando o processo de remanejamento dos barraqueiros durante o mês de março e, após a desocupação, informará a Prefeitura de Salvador para que a Sucom conclua a remoção.

Durante a audiência, a prefeita destacou que uma das preocupações no processo de demolição é com relação à contenção da pavimentação, já que a estrada que liga a Praia do Flamengo ao centro de Lauro é uma importante via de acesso para moradores da região. “Em não havendo mais recursos jurídicos, há que se planejar a forma de cumprimento da sentença judicial levando em consideração, além do aspecto social relativo aos barraqueiros, o cuidado que é preciso ter com a pista, na medida em que muitas barracas hoje servem como contenção da mesma”.


Ipitanga: o último adeus às barracas/Redação CORREIO.

A Prefeitura de Salvador se prepara para dar fim às barracas da praia de Ipitanga, que resistiram à primeira etapa das demolições, em 2010. Segundo o presidente da Associação de Barraqueiros de Lauro de Freitas, Carlos Luis Fritsch, está prevista para o mês de abril a retirada destes estabelecimentos da orla, já que a área foi reconhecida pela Justiça como pertencente à capital baiana e, por isso, deverá se submeter à determinação da ação civil pública da 13ª Vara Federal, movida pelo juiz Carlos D'Ávila, que questiona a invasão da área de Marinha da orla marítima.

Restam aproximadamente 15 dias para a terrubadas de todas as barracas de Ipitanga.

Durante o período em que os novos estabelecimentos estiverem sendo construídos no calçadão, os barraqueiros da região poderão ocupar uma área provisória próxima à praia disponibilizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas.

As barracas de praia de Ipitanga também serão removidas pela prefeitura

Alternativa para os barraqueiros: No entanto, Gildásio Ribeiro, dono da barraca Cabana do Atlântico, desconfia que a desocupação da praia vai abrir espaço para que ambulantes dominem as areias. Pensando nisso, ele pretende montar um toldo para vender cerveja e alugar cadeiras. “Vamos tentar adaptar o nosso atendimento. Se ficar muito longe, quem sabe a gente não arranja uma moto ou bicicleta pra trazer os pratos para os clientes?”, conta.
Projetos declaram de utilidade pública a associações de Lauro de Freitas

Foi publicado no Diário Oficial de 11 de Março de 2011, os projetos de lei de autoria do deputado estadual Cacá Leão (PP), apresentado à Comissão de Constituição e Justiça em 3 de Fevereiro.

O projeto declara de utilidade pública a Associação Desportiva e Cultural Jockey Esporte Clube e Associação dos Amigos da Cultura de Lauro de Freitas.

Associação Desportiva e Cultural Jockey Esporte Clube – Apóia e estimula os trabalhos de natureza cultural, educacional e esportivo. Faz trabalho com os jovens da cidade de Lauro de Freitas.

Associação dos Amigos da Cultura de Lauro de Freitas – Promove o desenvolvimento geral da comunidade nas áreas: Artística; Cultural; Educacional, Explora a rádio freqüência comunitária, fomenta ações que contribuem para manter viva a memória cultural popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário