quarta-feira, 31 de março de 2010

Notícias: Brasil e do Mundo (31/03/2010).

MP pedirá intervenção federal para ampliar UTIs no MA
(Agência Estado).

O promotor de infância e juventude de Imperatriz (MA), João Marcelo Trovão, disse que encaminhará um ofício ao Ministério da Saúde pedindo intervenção federal no município. A intenção do Ministério Público é solicitar diretamente ao Ministério da Saúde a ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica na cidade. Nos últimos 15 meses, 60 crianças já morreram no município esperando vagas em UTI, mesmo com uma ação judicial em mãos que lhe garantisse esse direito. A última criança morreu no sábado.

De acordo com o promotor, a decisão de encaminhar um documento ao Ministério da Saúde foi necessária em virtude da falta de respostas tanto por parte do poder público municipal em Imperatriz e municípios vizinhos, quanto do Executivo Estadual. Apesar da crise na saúde do município, a ampliação em 12 leitos de UTI na rede pública municipal e de 31 leitos de UTI no Hospital Regional de Imperatriz ainda não tem data para acontecer.

"Se o Ministério da Saúde não ajudar nesse caso, fica impossível resolver esse problema", afirmou João Marcelo Trovão. "A questão é que as cidades próximas também precisam dotar seus hospitais de leitos, assim como municípios do Tocantins e do Pará, que também encaminham pessoas para Imperatriz", reconheceu Trovão.

Enquanto não existe uma solução para o caso, pais de crianças ainda recorrem à Justiça pedindo um leito de UTI. Hoje o Ministério Público Estadual do Maranhão ingressou com mais duas liminares pedindo um leito de UTI neonatal e outro pediátrico, seja na rede pública ou privada. Os leitos são para uma criança da cidade de Buricupu, que está com meningite e outra de Porto Franco, ainda recém nascida.

Somente nessa semana, o MPE impetrou cinco pedidos do gênero. Nos três primeiros meses, 96 pedidos similares já foram feitos à Justiça de Imperatriz."Isso virou rotina", refere-se o promotor às ações de pedido de leitos de UTI em Imperatriz.
Universidade suspende 4 alunos por trote violento em SP/Agência Estado
Quatro alunos de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), na região metropolitana de São Paulo, foram suspensos por participarem de um trote violento em fevereiro deste ano. Outros 14 estudantes foram advertidos formalmente.

Segundo a UMC, dois alunos estarão suspensos pelo período de 30 dias, o que implicará na perda do período letivo, de acordo com a legislação em vigor, que reprova automaticamente o estudante que possui falta em mais de 25% das aulas da disciplina correspondente. Outros d

Alguns calouros da 37ª turma de Medicina da UMC foram agredidos durante um trote ocorrido no fim de fevereiro em um sítio, a 17 quilômetros do câmpus. Eles levaram tapas e cuspidas no rosto e foram obrigados a colocar um fígado podre de boi na cabeça, entre outras agressões.


H1N1: Gestantes não devem tomar vacina com adjuvante


O Ministério da Saúde recomenda às gestantes a não tomar em - hipótese alguma - a vacina contra a gripe H1N1 com adjuvante, substância que enfraquece possíveis reações da imunização. O Ministério da saúde informou que existe uma dose específica para quem está grávida. Apesar de o governo alegar que já tinha passado a orientação aos profissionais de saúde, a determinação não era de conhecimento de todos. O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, diz que a vacina sem adjuvante foi testada e não apontou riscos para as gestantes. Apesar disso, segundo ele, os próprios fabricantes recomendam que o imunizante não seja aplicado em quem está esperando um filho, já que esse procedimento não foi realizado nenhuma vez. Eduardo Hage é contundente ao afirmar que as grávidas não devem tomar a vacina sem adjuvante, mesmo que a dose específica para elas esteja em falta. Sobre a gripe H1N1 em todo o mundo, Eduardo Hage concorda com a Organização Mundial de Saúde de que houve uma pandemia da doença no ano passado. O Conselho da Europa criticou a OMS e considerou que houve exagero por parte da entidade ao emitir um alerta para a situação. O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde alerta que os índices da doença ainda são alarmantes em alguns países. O infectologista e diretor-geral do Hospital Emílio Ribas, David Uip, avalia que houve sim exagero por parte da Organização Mundial de Saúde. Ele pondera, no entanto, que a postura é compreensível por causa do número de mortes que ocorreram nas primeiras semanas do surto. A Organização Mundial de Saúde defende a decisão de ter decretado situação de pandemia da gripe H1N1 no ano passado. Apesar disso, a entidade vai revisar, a partir da semana que vem, as regras que determinam esse tipo de situação.


Anvisa classifica remédios para emagrecer como tarja preta
(Marcelo Freitas).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária impõe maior controle e prescrição dos remédios para emagrecer. A venda e a prescrição de remédio para emagrecimento passam a ser restritas. Uma resolução da Anvisa reclassifica os remédios como tarja preta.


Lula diz que vai seguir à risca a legislação sobre campanha


O presidente Lula vai seguir rigorosamente a legislação no que se refere à campanha eleitoral, mas nos momentos de folga, não vai deixar de ajudar na candidatura à presidência da ministra Dilma Rousseff. A afirmação é do Ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. Segundo ele, Lula já pediu à Advocacia Geral da União uma interpretação detalhada sobre o que os entes públicos podem fazer no período eleitoral, para que todos sigam rigorosamente a lei durante a campanha. O Ministro Alexandre Padilha avalia ainda que o lançamento da segunda fase do Programa de Aceleração de Crescimento é positivo porque integra a continuidade de projetos do PAC-1. Segundo ele, era necessário lançar o Programa agora para que eventuais problemas na liberação de orçamento para o próximo ano sejam resolvidos ainda em 2010. De acordo com o Ministro Alexandre Padilha, o PAC significou o primeiro plano de investimentos que o País tem de forma organizada e que pensou em resultados a médio e longo prazo, depois de mais de 20 anos.


CIÊNCIA:
Cientistas simulam 'Big Bang' em busca das origens do universo.

O maior acelerador de partículas do mundo estabeleceu hoje um novo recorde para colisões de alta energia, chegando a 7 teraelétrons volts. O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) conseguiu colidir dois feixes de prótons a uma velocidade três vezes maior que o recorde anterior. Projeto de US$ 10 bilhões, o LHC realiza as colisões de feixes de prótons como parte de uma ambiciosa experiência que busca revelar detalhes sobre micropartículas e microforças teóricas.

ROMA: teto milenar do Palácio Dourado de Nero desaba por causa de infiltrações.

CHINA:Moradores encontram corpos de 21 bebês em rio no leste do país.
Oito corpos tinham etiquetas de identificação provenientes do Colégio Médico de Jining.

RÚSSIA:Novo atentado deixa 12 mortos na Rússia.

AFEGÃO:Ataque a bomba mata 13 e deixa 40 feridos no sul afegão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário